Um pouquinho bandidos
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…
PRUDENTE AUSENTE O deputado federal Rafael Prudente (MDB) foi o único parlamentar da bancada brasiliense ausente na votação da reforma fiscal. Mas no mínimo é leviano supor que ele não compareceu simplesmente porque quis ou porque não se importava em proteger o Fundo Constitucional do DF. É, porém, muito simplória a justificativa por ele apresentada: …
O deputado federal Rafael Prudente (MDB) foi o único parlamentar da bancada brasiliense ausente na votação da reforma fiscal. Mas no mínimo é leviano supor que ele não compareceu simplesmente porque quis ou porque não se importava em proteger o Fundo Constitucional do DF. É, porém, muito simplória a justificativa por ele apresentada: “razões de força maior”.
A ausência e a superficial explicação tiraram o brilho da estreia de Prudente como líder da Bancada do DF no Congresso Nacional. A continuar persistindo em responsabilizar a tal “força maior”, vai ficar ad aeternum justificando o injustificável. Nada bom para quem busca a reeleição e ainda acalenta o sonho de chegar ao Palácio do Buriti. Prudente é bem melhor que isso.
A exclusão do Fundo Constitucional da reforma fiscal foi comemorada pelos distritais. Mas não faltou o bate-boca de sempre. Parlamentares de esquerda xingaram os 66 deputados federais de direita que votaram contra a exclusão do Fundo. Entre eles, 46 do PL de Bolsonaro. Distritais que apoiaram Bolsonaro rebateram, afirmando que quem votou no ex-presidente não odeia Brasília. O clima esquentou. Mas entre mortos e feridos, todos salvos – inclusive o Fundo Constitucional.
Como era esperado, o tenente-coronel do Exército Mauro César Cid, ajudante de ordem do então presidente Jair Bolsonaro, repetiu na CPI Distrital a mesma estratégia que adotou na CPI Mista sobre os atos golpistas do 8 de Janeiro: entrou mudo e saiu caladinho. O silêncio do militar contribui para aumentar o barulho das investigações, que mesmo sem a colaboração de Mauro Cid avançam para desvendar a conspiração contra a democracia.
O deputado distrital Daniel Donizet já pode desembarcar do PL sem perder o mandato. Foi autorizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF a fazê-lo. Com a saída de Donizet, o PL na Câmara Legislativa cai de quatro para três parlamentares, igualando-se ao número do PT, hoje a terceira maior bancada distrital.
Lá vem reclamação do distrital Fábio Felix (PSol). E com “razão”. Afinal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) está dando motivos para irritar ainda mais o deputado, que detesta ver “obras por toda a cidade”. Nesta sexta-feira, Ibaneis inaugura mais três no Gama: a pavimentação da rodovia entre o Campus da UnB e Santa Maria; a ciclovia da DF-065/DF-480 e o campo sintético do Centro Olímpico.
Mas a cereja do bolo é a Escola Técnica de Santa Maria. Tem 12 salas de aulas, laboratórios, biblioteca, auditório e muito mais. Atenderá 4 mil estudantes. Investimento: R$ 12 milhões. Inauguração prevista para esta sexta-feira. Felix, pode espernear! Faz parte.
Está chovendo alívio em vários pontos do DF. É a “chuva do caju”, que pinga entre o fim de agosto e início de setembro, amenizando o calorão da seca, que há 68 dias maltrata os brasilienses. A chuvinha coincide com a Festa do Morango de Brazlândia, que começa dia 1º de setembro, e com a floração do ipê verde, não tão conhecido quanto o amarelo, símbolo do Governo Ibaneis.
Enquanto aguarda que a Expresso São José apresente o cronograma de renovação da frota, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) abre nova linha de ônibus entre Planaltina e o Plano Piloto a partir de segunda-feira (28). Os ônibus da Linha 605.2 passarão pela Via Estâncias, L2 Norte e UnB. Moradores de Planaltina agradecem.
Armando Guerra
[email protected]
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.