Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

1 de setembro, 2023

IBANEIS SOBE Continua bem na foto o governador Ibaneis Rocha (MDB). É o que confirma levantamento do Instituto Paraná Pesquisa. Ibaneis é aprovado por 65,1% […]

AGORA-DF
Ibaneis Rocha - Foto: Renato Alves/agência brasília

IBANEIS SOBE

Continua bem na foto o governador Ibaneis Rocha (MDB). É o que confirma levantamento do Instituto Paraná Pesquisa. Ibaneis é aprovado por 65,1% e desaprovado por 30,5% dos entrevistados. Foram ouvidos 1.520 eleitores entre 20 e 24 de agosto. A pesquisa divulgada hoje pouco altera o panorama de maio, quando a aprovação de Ibaneis bateu 63,6% e a reprovação, 32,5%. Comparando as duas pesquisas do mesmo instituto, conclui-se: Ibaneis continua subindo a escadaria do eleitorado brasiliense.

LULA TAMBÉM

O Paraná Pesquisa também aferiu o humor do eleitor de Brasília com o Governo Lula. Entre os mesmos entrevistados em agosto, 48,9% aprovavam e 46,8% não gostavam da gestão petista. Na pesquisa de maio, 45,7% aprovavam e 50,5% rejeitavam o governo lulista. É a primeira vez em Brasília que a aprovação de Lula supera os índices de rejeição. O crescimento de Lula no DF acontece no mesmo momento em que escândalos mancham e desmancham a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), vitorioso no quadradinho.

Obras, o carro-chefe

Ao contrário de Bolsonaro, Ibaneis vai tocando o barco sem turbulências. Não se noticia qualquer denúncia de tenebrosas transações no Governo Ibaneis. Não que problemas não existam. Existem. Persistem em três áreas que há décadas são o calo do Brasil: Saúde, Segurança e Educação. Em contrapartida, Ibaneis dá banho em obras. Em todo o quadradinho se vê obras. Obras sendo inauguradas, em fase de conclusão, em andamento ou começando. Desespero para o deputado distrital Fábio Felix (PSol), que se rasga ao reclamar de “tanta obra por todo o DF”.

A conspiração do tempo

Conspira a favor de Ibaneis o tempo. Não o tempo climático, quando se depende do humor de São Pedro. O tempo eleitoral. Até as eleições de 2026, Ibaneis terá tempo para entregar mais obras. No final de setembro, por exemplo, o governador inaugura o crème de la crème do Túnel Rei Pelé: o Boulevard de Taguatinga. E ainda terá mais três anos para conquistar uma das duas vagas ao Senado.

ELEIÇÕES 2023

Está pegando fogo a campanha eleitoral ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA). Centenas de candidatos estão em guerra pelas 220 vagas para conselheiros e 440 para suplentes. Mandato de 2024 a 2027. Missão: lutar pelos direitos das crianças e dos adolescentes nos 44 centros de atendimento do DF. Salário: R$ 6.510,00.

Caça ao eleitor

A temporada de caça aos votos foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (1º) e prossegue até 30 de setembro. A votação será em 1º de outubro. Até lá, vale (quase) tudo: distribuição de santinho, propaganda em redes sociais, entrevistas para rádios e TVs comunitárias, comícios, debates, chute na canela… Só não vale fake news nem molhar a mão do eleitor.

Voto eletrônico

Podem votar eleitores a partir de 16 anos de idade e que não tenham qualquer encrenca na Justiça Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral disponibilizará 1.169 urnas eletrônicas e 4.600 mesários. As urnas ficarão em 146 escolas de todas as regiões administrativas. A fiscalização ficará por conta do TRE, Ministério Público e Secretaria de Justiça e Cidadania. Considerando a rapidez e a eficiência das urnas eletrônicas, o resultado pode sair logo depois de encerrada a votação. Que beleza é a democracia!

TRIBO DO NOROESTE

Moradores do luxuoso Noroeste estão preocupados. Temem que o Supremo Tribunal Federal rejeite a tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas. Se rejeitar, a tribo que vive no Noroeste, que já incomoda muita gente, ganhará força para se tornar um vizinho muito mais incômodo. É muito cacique pra pouco índio.

 

Armando Guerra
[email protected]