Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

4 de setembro, 2023

7 DE SETEMBRO Diz o ditado: “gato escaldado tem medo de água fria”. O ensinamento é válido para os demais felinos. Em especial, à leoa […]

AGORA-DF
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

7 DE SETEMBRO

Diz o ditado: “gato escaldado tem medo de água fria”. O ensinamento é válido para os demais felinos. Em especial, à leoa Celina Leão (PP). Depois do 8 de Janeiro, Celina não está dando mole ao azar. Com o desfile do 7 de Setembro, a leoa se precaveu. Montou um gabinete institucional para cuidar da segurança na Esplanada. Colocou a espada no pescoço da cúpula da Secretaria de Segurança e da Policia Militar. Até quem estava pescando largou o molinete e retornou. Resultado: mais de 2 mil homens estarão na Esplanada. Não para desfilar. Mas para garantir que o 7 de Setembro não vire 8 de Janeiro.

HOMENS DE FARDA

A CPI Distrital que investiga a conspiração contra a democracia elaborou nova lista de depoimentos. São 23 civis e militares. Eis os 10 homens de farda do Exército e da PM relacionados: general Assumpção Penteado, coronel Reginaldo Leitão, coronel Paulo Bezerra, coronel Paulo Fernandes, coronel Élcio Franco, tenente-coronel Waldicharbel Gomes Moreira, major Cláudio Mendes Santos, capitão Vilmar Fortuna, capitão José Eduardo Pereira e subtenente Beroaldo José de Freitas.

MINISTRO NA LISTA

Entre os 13 civis relacionados na nova fase de depoimentos está o ministro da Justiça, Flávio Dino. Ele e os militares, se forem à CPI, irão na condição de convidados – e não como convocados, cujo comparecimento é obrigatório. O calendário de depoimentos se estenderá até o início de dezembro. A Comissão ainda não definiu as datas para ouvir os novos depoentes.

FURACÃO SALVA CPI

As atividades da CPI deveriam encerrar no próximo dia 8, espremido pelo feriadão do 7 de Setembro. Ofuscada pelo feriado prolongado e, principalmente, pelo esgotamento de depoentes polêmicos, a CPI chegaria ao fim sem holofotes, sem o show midiático das primeiras semanas de funcionamento. Foi salva do final sem brilho pelo furacão que varreu a cúpula da Polícia Militar. Ganhou, assim, mais 90 dias de vida. Tempo suficiente para se manter na mídia e consolidar sua colaboração para a democracia.

VIGILANTE AGRADA PAULA

O deputado Chico Vigilante (PT), presidente da CPI Distrital, não deixa prosperar a convocação do milionário empresário Luís Felipe Belmonte, investigado pela Polícia Federal porque teria financiado o acampamento dos patriotas no Forte Apache. Vigilante não quer constranger a colega Paula Belmonte (Cidadania), mulher do investigado.

À BEIRA DO CALDEIRÃO

Mas Luís Felipe está a um passo de cair na CPI Mista. A bancada bolsonarista na comissão tem segurado a convocação do empresário. Afinal, Luís Felipe é – ou foi – do entorno dos Bolsonaro. Um dos mimos ao clã: o empresário bancou a reforma do luxuoso escritório em Brasília de Jair Renan, o filho “Zero Quatro” do ex-presidente.

PASSE LIVRE

Acelerou na CLDF o projeto do deputado Ricardo Vale (PT) que abre as portas do transporte público para os estudantes. A liberação geral da tarifa zero já recebeu sinal verde da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana. Agora, aterrissa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Se aprovada, passará ainda pelas Comissões de Justiça e de Economia. A conta da estudantada vai cair no colo dos mesmos de sempre: os contribuintes.

AGRONEGÓCIO NO DF

Brasília é a quarta melhor capital brasileira para fechar contratos do agronegócio. Palavra da consultoria Urban Systems. Dois eventos simultâneos confirmam essa privilegiada posição: a 27ª Feira do Morango de Brazlândia e a 31ª Expoabra no Parque da Granja do Torto. A Feira do Morango, que bombou no fim de semana, prossegue entre os próximos dias 6 e 10. Já a Expoabra, que bombou ainda mais, só termina dia 17. O território pode ser pequeno, mas o agronegócio é grande no DF.

 

Armando Guerra
[email protected]