Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

6 de setembro, 2023

NÃO PASSARÃO As redes sociais bolsonaristas estão quietas. Quase em silêncio. Os influenciadores digitais que no passado incendiavam o país convocando os seguidores de Jair […]

AGORA-DF
Foto: Marcelo Camargo/ABr

NÃO PASSARÃO

As redes sociais bolsonaristas estão quietas. Quase em silêncio. Os influenciadores digitais que no passado incendiavam o país convocando os seguidores de Jair Bolsonaro para manifestações golpistas, neste 7 de Setembro recuaram. Estão desconvocando e desestimulando os patriotas a qualquer tipo de protesto no desfile da Independência na Esplanada dos Ministérios. Os mais extremistas podem até tentar, mas não passarão.

Exército de Imbrocháveis

Se os patriotas ousarem invadir a Esplanada, não terão a mesma facilidade, omissão e incentivo que encontraram no 8 de Janeiro, quando atacaram a democracia ao quebrar as sedes dos três poderes. Desta vez, caso ousem, vão bater de frente com um exército de imbrocháveis. São 2.500 homens da Polícia Militar e mais um contingente da Força Nacional para impedi-los de bagunçar o coreto.

Fique em Casa

Sabendo inexistir clima favorável até mesmo para um simples e isolado protesto democrático, os influenciadores digitais bolsonaristas brocham os patriotas radicais com uma única palavra de ordem: “Fique em Casa”.

Saúde da democracia

É o mesmo apelo propagado por instituições médicas de todo o país no auge da Covid-19. Foi a vacina à irresponsabilidade do então presidente Jair Bolsonaro, que desdenhava da pandemia e queria o povo nas ruas – sem máscara. Não pela covid, mas pela saúde da democracia, é melhor mesmo que fiquem em casa.

Volta à batalha

Quem não vai ficar em casa no 7 de Setembro é o secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar. Ele havia saído de férias no feriadão para pescar. Mas desistiu do merecido descanso. Preferiu coordenar e acompanhar as ações planejadas pelo Gabinete de Mobilização Institucional montado pelo GDF para garantir a normalidade do desfile da Independência. O governador Ibaneis Rocha publicou despacho no Diário Oficial do DF suspendendo as férias do secretário. Rito meramente burocrático. Avelar já reassumiu o posto.

JARDIM BOTÂNICO

O Jardim Botânico é a quarta maior região administrativa do DF em extensão territorial e a 21ª em número de habitantes. São 292 km² habitados por 52 mil moradores. A maioria vive nos 50 condomínios horizontais da região. Agora, a Terracap está implantando mais um super e luxuoso bairro no JB: o Complexo Aldeias do Cerrado. Serão 4.390 lotes distribuídos em 15 quadras residenciais, além de quatro comerciais. População mínima estimada: 18 mil moradores.

Residencial dos Jacarandás

Dentro do Aldeias do Cerrado está o condomínio Residencial dos Jacarandás. São 355 lotes, com população estimada em 1.500 moradores. Os primeiros 22 terrenos foram vendidos de uma só vez pela Terracap em agosto. Mais 76 terrenos serão licitados no próximo dia 28.

Impacto no trânsito

Quem mora no Jardim Botânico reclama dos congestionamentos na DF-140, principalmente nos horários de pico. Essa rodovia vai da divisa com Goiás (Jardim ABC) até à DF-001 (Altiplano Leste), desembocando na Ponte JK. Diariamente, 50 mil veículos transitam por lá. O DER já duplicou parte da rodovia e está construindo um viaduto no balão que integra o Jardim Botânico ao Plano Piloto. Obras que vão melhorar o fluxo de veículos. Com a implantação do novo bairro, há de se buscar novas alternativas para o trânsito na região.

REAJUSTE DO GDF SAÚDE

O Sindicato dos Médicos (SindMédico) faz campanha contra o reajuste do Plano GDF Saúde para os profissionais que trabalham na rede pública. O eterno presidente do SindMédico, Gutemberg Fialho, defende diariamente aumento salarial para a categoria, mas é contra que médicos da rede paguem um pouco mais para ter os benefícios do plano. Gutemberg ganha R$ 40 mil por mês do GDF para não trabalhar. Não quer saber do plano. Só do reajuste salarial.

 

Armando Guerra
[email protected]