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4 de fevereiro, 2025

AVENIDA PARANOÁ O governador Ibaneis Rocha vai fechar setembro irritando ainda mais a oposição. Na próxima terça-feira (26), ele deve entregar a última etapa das obras de revitalização da Avenida Paranoá. As obras começaram em janeiro de 2022. A avenida tem quase 3 km, que atravessam o centro da cidade. Calçadas niveladas, estacionamentos redimensionados, asfalto …

AVENIDA PARANOÁ

O governador Ibaneis Rocha vai fechar setembro irritando ainda mais a oposição. Na próxima terça-feira (26), ele deve entregar a última etapa das obras de revitalização da Avenida Paranoá. As obras começaram em janeiro de 2022. A avenida tem quase 3 km, que atravessam o centro da cidade. Calçadas niveladas, estacionamentos redimensionados, asfalto novo, nova paradas de ônibus, sinalização e paisagismo mudaram a cara da avenida e do Paranoá. Tudo feito em quatro etapas com investimento total de R$ 20 milhões.  Enquanto a oposição reclama de “tanta obra por todo o DF”, os 62 mil habitantes do Paranoá agradecem.

NOVAS MORADIAS

Ainda na próxima semana, Ibaneis pretende entregar 256 apartamentos no Itapoã Parque e uma nova a escola classe na cidade. O bairro foi projetado para abrigar 50 mil moradores em 12.122 apartamentos. Em abril deste ano, o governador entregou 640 apartamentos, beneficiando mais de 2,5 mil pessoas. Com mais essa nova leva de habitações no Itapoã Parque, Ibaneis contabilizará 6 mil moradias entregues em diversas cidades do DF entre 2019 e 2023.

O CALORÃO E O EIXÃO

O calorão é um motivo a mais para se refrescar sob as sombras das árvores dos canteiros do Eixão do Lazer. Opção aprovada por 94% dos moradores da Asas Sul e Norte. O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) chegou a esse índice após ouvir, por telefone, 25 mil moradores do Plano Piloto. A pesquisa identificou que nas quadras vizinhas ao Eixão (100 a 400), 52,2% são habitadas por mulheres e 47,7% por homens. A maioria, entre ambos os sexos, tem entre 45 e 59 anos (34,4%). O instituto também descobriu que 99% dos moradores consultados sabem que existem passagens subterrâneas no Eixão, mas apenas 8,6% as usam diariamente. E desses, 27% utilizam as passagens para curtir o Eixão do Lazer. O que a pesquisa sacramenta é que o Eixão do Lazer é patrimônio de Brasília. Faz parte da vida da cidade.

Ideia genial

Não era o propósito da pesquisa saber o grau de conhecimento dos moradores sobre quem teve a genial ideia de fechar o Eixão aos veículos e abri-lo para as pessoas nos fins de semana e feriados. Mas diante do alto índice de aprovação dessa opção de lazer totalmente gratuita, é oportuno e justo dar a César o que é de César.

O pai da criança

O Eixão do Lazer foi criado por um publicitário apaixonado por Brasília: Haroldo Meira. Haroldão ajudou Joaquim Roriz a ser o primeiro governador do Distrito Federal eleito pelo voto direto em 1990. No mesmo ano, Haroldo assumiu a administração do Plano Piloto. Convenceu Roriz a humanizar o coração da cidade patrimônio da humanidade, abrindo para as pessoas um espaço usado por carros. Assim, em 14 de junho de 1991 foi instituído oficialmente o Eixão do Lazer. Haroldão partiu em 8 de maio de 2013. Deixou para Brasília um parque de diversão de 14 km a céu aberto, gratuito, democrático.

Fim do Eixão

Nesses 32 anos da existência do Eixão do Lazer, houve apenas uma tentativa de acabar com ele. Foi em maio de 2008, no Governo José Roberto Arruda. O coronel Alberto Fraga, então secretário de Transportes, decidiu reduzir o horário de funcionamento do Eixão do Lazer. Anunciou que o dia 18 de maio seria o último domingo em que o espaço ficaria aberto a pedestres entre 8 e 18 horas. Nos próximos fins de semana, funcionaria apenas pela manhã. Os moradores protestaram. Arruda mandou Fraga calar o bico. Fraga foi candidato a governador do DF em 2018. Ficou em 6º lugar com apenas 5,88% dos votos. Merecido.

 

Armando Guerra
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