Um pouquinho bandidos
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…
OPOSIÇÃO RAIVOSA Oposição faz parte e é fundamental à sobrevivência de qualquer democracia. Mas há de se separar a oposição responsável e consequente da oposição irresponsável e inconsequente. É o que vem ocorrendo em Brasília com a oposição ao Governo Ibaneis Rocha (MDB). De um lado, tem-se a oposição sensata do PT, liderada pelo deputado …
Oposição faz parte e é fundamental à sobrevivência de qualquer democracia. Mas há de se separar a oposição responsável e consequente da oposição irresponsável e inconsequente. É o que vem ocorrendo em Brasília com a oposição ao Governo Ibaneis Rocha (MDB). De um lado, tem-se a oposição sensata do PT, liderada pelo deputado distrital Chico Vigilante, que vota a favor de projetos do GDF por entender que as propostas são em benefício da população do DF. Na maioria das vezes, o partido apresenta emendas para aperfeiçoar as propostas e não derrubá-las pelo fato de serem iniciativas do governo. Esta, porém, não é a postura da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), que faz oposição com sangue nos olhos.
A distrital-empresária é a mais ferrenha opositora ao Governo Ibaneis. Até mais do que o próprio PSol, partido que é contra tudo e contra todos que não sigam a cartilha que prega. Chega a fazer oposição até mesmo ao seu principal aliado, o PT. Já Paula Belmonte age de forma isolada, fala em nome próprio sem levar em conta as diretrizes partidárias do Cidadania e das legendas de centro-direita que apoiam ou são contra Ibaneis. Tenta marcar território atacando todos os setores do GDF, principalmente a Saúde.
Paula não vê avanços na saúde pública nesses quase cinco anos do Governo Ibaneis. Ignora solenemente as medidas adotadas durante a pandemia para salvar vidas. Esquece que Ibaneis ampliou e melhorou a rede de saúde com a construção de novas unidades, com a aquisição de caros equipamentos e com a contratação de centenas de profissionais.
Ao ignorar esses avanços, Paula procura desqualificar o trabalho do governo e dos servidores que todos os dias trabalham pela saúde não só da população do DF, mas também de pacientes que chegam dos municípios do Entorno, de vários estados brasileiros e até mesmo de outros países.
A oposição que faz Paula Belmonte é, porém, contraditória. A deputada é autora do projeto de lei que permite que emendas parlamentares destinadas obrigatoriamente para a saúde sejam encaminhadas para bancar shows milionários de duplas sertanejas. Quer que o dinheiro público, que pode salvar vidas, seja injetado no bolso de artistas já milionários. Por tudo isso, há quem resuma o mandato dela com a seguinte frase: “Paula, teu nome é contradição”. Exagero?
Em julho de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) incluiu o empresário Luís Felipe Belmonte, marido de Paula, nas investigações sobre os financiadores do acampamento golpista no Quartel General do Exército e no vandalismo do 8 de Janeiro. Os pais de Paula frequentavam o acampamento. Paula alegou que eles estavam ali apenas para “orar pelo Brasil”. Acredite quem quiser.
Faixas de propaganda irregular fazem parte do cenário de Brasília. Por onde se passa, lá estão elas anunciando um pouco de tudo: conserto de sofá, empréstimo de agiota, temporada em Caldas Novas, aluguel de casa, venda de apartamento e até lotes em condomínio ilegal. A Secretaria DF Legal não para de retirar essas faixas. São recolhidas por dia mais de 200 faixas. Em 2022, foram apreendidas 86.581 faixas ilegais.
E entre janeiro e outubro deste ano, já foram retiradas
mais de 64 mil.
Mas a DF Legal não tem mirado as placas de publicidades tão ilegais quanto as faixas. Centenas de outdoors irregulares se espalham pelas cidades do DF, principalmente em vias administradas pelo DER. São mostrengos que causam poluição visual e atrapalham a visão dos motoristas. Se lá estão e se lá permanecem, alguém autorizou. Quem, cara-pálida?
Armando Guerra
[email protected]
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.