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4 de fevereiro, 2025

Psol é contra pistas para ônibus

Para Maciel, a criação de uma nova faixa na Estrada Parque Núcleo Bandeirantes, que também vai receber piso de concreto, vai colocar “mais carros em circulação”.

Psol é contra pistas para ônibus

A vanguarda do atraso está em ação na Câmara Legislativa. O deputado distrital Max Maciel (foto) ocupou a tribuna da casa na qualidade de presidente da Comissão de Transportes para, pasmem, reclamar que o Governo do Distrito Federal está fazendo obras de ampliação de vias para criar os corredores exclusivos para ônibus que vão beneficiar exatamente as pessoas que usam o transporte público.

A “brilhante conclusão”

A alegação do parlamentar seria risível não fosse, na verdade, um retrato da falta de preparo de alguns dos nossos ilustres representantes. Para Maciel, a criação de uma nova faixa na Estrada Parque Núcleo Bandeirantes, que também vai receber piso de concreto, vai colocar “mais carros em circulação”. De onde ele tirou essa brilhante conclusão não se sabe.

A visão dos otimistas

Os mais otimistas podem acreditar que o deputado está propondo uma solução alternativa e inovadora para resolver o problema do excesso de automóveis particulares nas vias da cidade, que seria deixar as ruas esburacadas e espremidas, para irritar os motoristas e obriga-los a andar de ônibus em ruas igualmente esburacadas e espremidas.

A realidade é outra

Os mais realistas, no entanto, enxergam apenas uma triste realidade, que é o desejo de fazer oposição pela oposição, sem qualquer motivo mais nobre. O deputado Max Maciel diz que é preciso manter tudo como está, desprezando o sacrifício dos trabalhadores que usam o transporte público, já que as pistas exclusivas, como ocorre hoje para quem vai para o Gama e Santa Maria, por exemplo, possibilitam um ganho considerável no tempo de viagem.

Contradição? E daí?

Mas tudo sempre pode piorar. Ao mesmo tempo que o deputado condena a criação de mais uma faixa – exclusiva para ônibus – na EPNB, ele reclama que a via Estrutural foi toda concretada sem que houvesse ampliação das faixas. “É injustificável. Concretamos a Estrutural inteira, mas resolvemos o problema do tráfego? Não”, disse o empolgado parlamentar sem se dar conta da contradição.

Panorama retrógrado

O deputado poderia dar exemplo e usar ônibus pelo menos por uma semana para sentir o drama da população, que comemora cada novo viaduto, cada nova faixa, cada via que recebe concreto e fica sem buracos, ou seja, tudo o que reduz o tempo de viagem. Triste mesmo é saber que o deputado que preside a Comissão de Transporte tem essa visão retrógrada de congelar as vias do DF como estão, como se as cidades não crescessem todo dia.

Fecha tudo, para tudo

Pelo andar da carruagem, a próxima proposta do parlamentar do Psol é fechar as fronteiras do DF e lacrar as maternidades, afinal, sem isso a população não aumenta e não será preciso fazer mais vias, casas populares, escolas, postos de saúde etc. Como cantava Raul Seixas, a solução é alugar o Brasil; Brasília incluída.

Contrário aos aliados

O deputado vai contra até o que seus aliados do Partido dos Trabalhadores fizeram quando ocuparam o Palácio do Buriti – ainda que o secretário de Obras fosse Tadeu Filippelli, do MDB. Foi nesta ocasião que foi feita a pista exclusiva – e concretada – de ônibus do chamado Eixo Sul, que liga o Plano Piloto ao Gama e Santa Maria.

Preguiça da situação

Enquanto a oposição não encarar suas obrigações com seriedade, a Câmara Legislativa do DF seguirá com a imagem arranhada. Mas o que chama atenção mesmo é que ninguém da ampla bancada governista na Casa tenha repreendido o deputado do Psol por suas declarações estapafúrdias, mesmo com tantos argumentos para usar. Pode ser incompetência dos deputados da situação, mas pode ser preguiça também. Mas há quem acredite que é por pura falta de compromisso mesmo.

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