Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

1 de abril, 2024 / Por: Armando Guerra

A GARRA DA LEOA

a vice-governadora Celina Leão (Progressista) não foge à luta quando os chacais atacam. Foi assim na crise do 8 de Janeiro, que levou ao injusto afastamento de Ibaneis do Buriti durante 65 dias

AGORA-DF
Após o alívio pela aprovação, Ibaneis Rocha agradeceu a toda classe política do DF, e, em especial, à vice-governadora Celina Leão - Foto: Lúcio Bernardo Jr/AGÊNCIA BRASÍLIA

A GARRA DA LEOA

Candidata do governador Ibaneis Rocha (MDB) ao Palácio do Buriti em 2026, a vice-governadora Celina Leão (Progressista) não foge à luta quando os chacais atacam. Foi assim na crise do 8 de Janeiro, que levou ao injusto afastamento de Ibaneis do Buriti durante 65 dias. Ela enfrentou o desafio com garras e dentes, dando conta do recado na maior crise política do Brasil democrático. Agora, na crise da dengue, a Leoa dá a cara a tapa. Vai para o front da batalha. Mostra o que o Governo Ibaneis vem fazendo. Não deixa ataques sem resposta. Anunciou, por exemplo, a instalação de 11 novas tendas de atendimento a pacientes com dengue.

Ministério do PT

Tapa na cara da oposição, que tenta responsabilizar o Governo Ibaneis pela endemia. O mesmo governo que salvou milhares de vidas na pandemia da covid-19. Oposição que esconde que é o Governo do PT que comanda o Ministério da Saúde. Pasta que sequer oferece vacinas suficientes para imunizar as crianças do DF.


Resumo da ópera

Se um elefante incomoda muita gente, uma Leoa – com cara, coragem e garras afiadas – incomoda muito mais.


VOZ ATIVA

A bancada governista na Câmara Legislativa não tem sido ativa na defesa do Governo Ibaneis. Na crise da dengue, poucos são os distritais que enfrentam a oposição. É o caso do deputado Robério Negreiros (PSD), que rebate o bombardeio dos partidos de esquerda lembrando que o mosquito da dengue ganhou asas no Governo do PT e quem manda no Ministério da Saúde é o PT. Se o Governo Federal não faz o dever de casa, então não se pode simplesmente culpar Ibaneis. Negreiros está certo.


CORDA BAMBA

Balança a cabeça de Germano Guedes Leal, um dos coordenadores do programa GDF Presente para a região da Ceilândia e Sol Nascente. Ele corre o sério risco de ser degolado do cargo. Motivo: após o senador Izalci Lucas se filiar ao PL, Leal publicou vídeo na internet saudando o “futuro governador de Brasília”. Pela bajulação, queimou o filme junto à cúpula do Buriti. Para limpar da lambança que fez, retirou o vídeo do ar. Postou outro, mostrando o que o Governo Ibaneis tem feito na Ceilândia. Tarde demais.


Leal desleal

A saudação ao “futuro governador” soou como um escárnio para a cúpula palaciana. Isso porque, Leal parecia ser leal à dupla Ibaneis-Celina. No primeiro mandato, ele foi administrator da Estrutural e do SCIA. Depois, foi coordenar o GDF Presente em duas cidades estratégicas eleitoralmente: Ceilândia e Sol Nascente. Retribuiu paparicando Izalci e rejeitando Celina Leão, a candidata de Ibaneis, que é adversário do ex-senador tucano.

TERRACAP CHAMA

A Terracap está convocando ocupantes de 48 imóveis em condomínios no Setor Habitacional Jardim Botânico e o São Bartolomeu (Paranoá). Eles têm até 24 de abril para apresentar proposta de compra dos terrenos que ocupam ilegalmente. Os preços variam de R$ 167,9 mil (462,24m²) a R$ 746,9 mil (2.072m²). Quem pagar à vista tem desconto de 25%. Ao definir o valor, a Terracap descontou as benfeitorias feitas pelos ocupantes e a valorização dos imóveis em razão das melhorias realizadas. Muitos moradores contestam o preço da Terracap.


NOVA ARMA

Saber ler e escrever é uma boa arma até mesmo para quem está preso por usar revólveres e facas para ganhar a vida. Pensando assim, a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Administração Penitenciária fecharam parceria para garantir o direito de ler e escrever aos encarcerados nas oito unidades prisionais do Distrito Federal. A parceria inclui arrecadar livros para abastecer as vazias bibliotecas dos presídios. Instrutores treinados irão ajudar os presos a usar essa boa arma.


[email protected]