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AGORA-DF

4 de fevereiro, 2025 | Por: Armando Guerra

O BANHO DA CAESB

A Caesb chega aos 55 anos dando banho no fornecimento de água de qualidade e na coleta e tratamento de esgoto.

Uma das maiores conquistas da companhia: o DF alcançou o primeiro lugar no ranking nacional de sistemas de esgoto, com a maior taxa de tratamento do país. Está também entre as 10 unidades da federação com melhor rede de esgotamento do Brasil. Conquistas atestadas pelo respeitável Instituto Trata Brasil, baseado em dados do IBGE e da Organização das Nações Unidas (ONU).


Primeiro mundo

Simplificando: 99% dos brasilienses recebem água tratada nas torneiras de suas residências e 93% dos lares têm coleta de esgoto. Índices de países de primeiro mundo. Conquistas que resultam dos pesados investimentos feitos no Governo Ibaneis em projetos de desenvolvimento do sistema realizados pela companhia. Foram R$ 1,5 bilhão em cinco anos. Até 2027 serão mais R$ 2,8 bilhões. O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, transborda de alegria.

VIDA À FAIXA DE PEDESTRE

Revitalizar todas as 4.471 faixas de pedestres espalhadas pelo Distrito Federal, tornou-se um dos maiores desafios do diretor do Detran, Takane Nascimento. Empossado no cargo em 21 de junho de 2023, Takane herdou um problemaço: o apagão das faixas de pedestres, ícone da educação no trânsito de Brasília. A empresa Sitran, que prestava o serviço de manutenção, alegou simploriamente que “falta tinta” para pintar as faixas. Atropelada pela incompetência, levou 17 notificações e perdeu o contrato.

Novas empressa

O Detran correu atrás de outras empresas. Abriu licitação. Ganharam a concorrência a SN Sinalizadora, a Sinape e a Novo rumo. No início de janeiro, elas começaram o trabalho de revitalização das faixas e de outras sinalizações horizontais de retenção, como lombadas. Investimento de R$ 60 milhões.

Presente para Brasília

Resultado: em 1º de abril, quando o respeito à vida na faixa de pedestres completou 27 anos, o Detran contabilizou 1.500 faixas devidamente revitalizadas e pintadas. Média de 20 faixas por dia em 82 dias de trabalho. Mantendo esse ritmo, em 21 de abril, nos 64 anos de Brasília, o Detran pode dar um belo presente à capital: chegar ao total de 2.000 faixas recuperadas e pintadas.

Missão possível

A missão, porém, nem chegou à metade. Ainda que atinja e ultrapasse a marca de 2.000 faixas, ainda irão faltar 2.471. Mas não é missão impossível. Até o final de 2024, o Detran terá ainda oito meses para concluir o desafio. Se conseguir, Takane terá o reconhecimento de ter feito o que outros diretores do Detran não conseguiram fazer: apagar o apagão das faixas. Os pedestres agradecem.

MOBILIDADE JÁ!

No primeiro mandato do governador Ibaneis Rocha, andou, mas não vingou, o projeto de transferir para o GDF a gestão do transporte entre as cidades do Entorno e Brasília. Agora, o GDF vai investir R$ 7,8 milhões na atualização Plano Diretor de Transporte Urbano do Distrito Federal (PDTU) para conhecer as dificuldades de deslocamento da população e o que fazer para melhorar a qualidade do serviço nos próximos 15 anos. Os moradores, que pagam caro por transporte ruim, não aguentam esperar tanto tempo. Querem soluções já!

METRÔ PARA GRINGOS

O presidente do Metrô de Brasília, Handerson Cabral Ribeiro, viaja para os Estados Unidos na próxima sexta-feira. Durante duas semanas, ficará transitando entre Miami, Nova York e Washington. Na mala, Ribeiro leva o polêmico projeto de privatização do Metrô de Brasília. A proposta será apresentada em evento promovido pela Agência de Comércio e Desenvolvimento dos EUA para empresas norte-americanas interessadas em investir na modernização tecnológica do sistema ferroviário brasileiro. Com ou sem privatização, modernização é, realmente, o que o Metrô está precisando. Bon Voyage!

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