COLUNAS

AGORA-DF

4 de fevereiro, 2025 | Por: Armando Guerra

SALVE, JORGE!

A mão que afaga é a mesma que apedreja.

No caso, a mão é a do deputado distrital Jorge Vianna (PSD). Ele precisa se definir se é governo ou oposição. Ora afaga, ora apedreja o Governo Ibaneis Rocha (MDB), de quem se diz aliado. Ultimamente, Jorge tem atirado mais pedra do que dado afagos. Estratégia de quem vende dificuldades para ganhar facilidades. Há poucos dias, numa sessão plenária da Câmara Legislativa, juntou-se ao deputado distrital Chico Vigilante (PT) para atacar Ibaneis e defender a péssima administração do ex-governador Agnelo Queiroz (PT). Com essa dúbia postura, o barba branca mais se assemelha a Papai Noel. Até as crianças duvidam.

Herança da esquerda

O tema do ácido debate em plenário era Educação. Chico jurou de pés juntos que Agnelo foi o governador que mais construiu creches no DF. Só não disse onde estão essas creches. O fato é que Rodrigo Rollemberg (PSB) herdou de Agnelo um déficit de 27 mil vagas em creches. Ainda assim, entregou para Ibaneis um enorme abacaxi, fruto de oito anos de governos de esquerda: déficit de 23.500 vagas.

Vagas em creches

O que fez o governador? Abriu mais de 9 mil vagas, reduzindo o déficit para pouco mais de 14 mil vagas. Essas novas vagas surgiram com a entrega de 13 novas creches entre 2019 e a primeira semana de abril de 2024. Até outubro deste ano, Ibaneis deve inaugurar mais 17 creches com capacidade para 3.102 alunos. Assim, o déficit vai cair para 10 mil vagas. Mantendo esse ritmo de entregas, ao final de 2026 Ibaneis encerrará o segundo mandato com o déficit praticamente zerado. É pra deixar o Jorge com a barba de molho.

MÁGOAS DO PASSADO

Mas o que move o barbudo a atacar Ibaneis, além de interesses não revelados? A resposta pode estar no passado. Ao final de janeiro de 2020, Ibaneis exonerou quatro funcionários da Administração Regional de Samambaia, dos quais três eram parentes (dois cunhados e uma prima) de Jorge Vianna, então no Podemos. Magoado e p* da vida, o barbudo rompeu com o governador.

Apoio do PSD

As pazes só seriam reatadas dois anos depois. Em novembro de 2022, já no PSD, Jorge Vianna e Robério Negreiros foram ao Palácio do Buriti formalizar o apoio do partido ao Governo Ibaneis. Tudo com a anuência do presidente regional do PSD, Paulo Octávio, outro derrotado por Ibaneis nas eleições de 2022.

Ou fica ou sai

Paulo Octávio certamente não anda nada satisfeito com o comportamento do barba branca. Sob o comando do empresário, o PSD é um dos pilares da base aliada de Ibaneis na Câmara Legislativa. Tudo bem que não precisa afagar, mas jogar pedra, aí não dá. Ou se comporta como aliado ou vai para a oposição. O recado já foi dado.

MUDANÇA NO PARK WAY

Troca no comando da Administração Regional do Park Way. Sai Deusdete Benevides e entra Abdon de Barros. Deusdete estava no cargo desde janeiro de 2023. Abdon, que havia sido administrador do Park Way em 2022, era chefe de gabinete de Benevides. A troca está publicada no Diário Oficial do DF de hoje. Motivo da troca: melhorar a gestão da região, que tem sido alvo de grileiros, ávidos pelos valiosos terrenos do Park Way, área nobre de Brasília.


CRÉDITO PARA O METRÔ

Ibaneis também publicou hoje, no DODF, decreto autorizando a abertura de crédito suplementar de R$ 43,8 milhões para o Metrô de Brasília. Dinheiro para pagar administradores, servidores e benefícios aos funcionários. São 1.162 trabalhadores. Em 2023, o Metrô transportou 42,8 milhões de passageiros e teve receita de R$ 200,5 milhões.


[email protected]

Artigos Relacionados