AGORA-DF
4 de fevereiro, 2025 | Por: Armando GuerraPARABÉNS, BRASÍLIA!
“Dirigindo-me a todos os meus concidadãos, de todas as condições sociais, de todos os graus de cultura, que, dos mais longínquos rincões da Pátria, voltais os olhos para a mais nova das cidades que o Governo vos entrega. Esta cidade, recém-nascida, já se enraizou na alma dos brasileiros. Já elevou o prestígio nacional em todos os continentes. Já a envolve a certeza de uma época de maior dinamismo, de maior dedicação ao trabalho e à Pátria, despertada, enfim, para o seu irresistível destino de criação e de força construtiva”.
JUSCELINO KUBITSCHEK
Presidente do Brasil – 21 de abril de 1960
GOVERNANTES DA CAPITAL
Com apenas 64 anos, Brasília já teve 34 governantes. Foram 12 prefeitos nomeados entre 1960 e 1969; 10 governadores também nomeados entre 1969 e 1990; seis eleitos pelo voto direto entre 1991 e 2022, além de outros seis que assumiram por pouco tempo o Governo do Distrito Federal entre 2006 e 2023.
Prefeitos de Brasília
Após ser inaugurada, Brasília teve, pela ordem, os seguintes prefeitos nomeados: Israel Pinheiro, Segismundo de Araújo Mello (interino), Bayard Lucas de Lima, Paulo de Tarso Santos, Diogo Lordello de Mello (interino), Ângelo Dário Rizi, José Sette Câmara Filho, Ivo de Magalhães, Luiz Carlos Victor Pujol (interino), Ivan de Souza Mendes, Plínio Reis de Catanhede Almeida e Wadjô da Costa Gomide.
Governadores nomeados
A partir de 1969, já no regime militar, Brasília passou a ter governadores. Assumiram o comando do Palácio do Buriti os seguintes governadores nomeados: Hélio Prates da Silveira, Antônio Avancini Fragomeni (interino), Octávio Odílio de Oliveira Bittencourt (interino), Elmo Serejo Farias, Aimé Alcebíades Silveira Lamaison, José Ornellas de Souza Filho, Ronaldo Costa Couto, José Aparecido de Oliveira, Joaquim Roriz e Wanderley Vallim.
Governadores eleitos
Com a redemocratização do Brasil, o país voltou a eleger seus governantes. A primeira eleição direta para governador do DF ocorreu em 3 de outubro de 1990. Joaquim Roriz foi eleito. Ele venceria outras duas eleições. Além de Roriz, foram eleitos pelo voto direto os governadores Cristovam Buarque, José Roberto Arruda, Agnelo Queiroz, Rodrigo Rollemberg e Ibaneis Rocha, o primeiro a ser reeleito em primeiro turno.
CURIOSIDADE
Entre janeiro de 1973 e março de 1974, Brasília teve três governadores interinos com os mandatos mais curtos da história da capital: Antônio Fragomeni, que governou por quatro dias; Luiz Pujol, seis dias, e Octávio Oliveira, que ficou 20 dias. Paulo Octávio também durou pouco. Assumiu depois da saída de Arruda. Após 13 dias de governo, renunciou ao cargo.
Governos curtos
Depois da primeira eleição de Roriz e até a reeleição de Ibaneis, exerceram curtos mandatos os seguintes governadores: Maria de Lourdes Abadia (era vice-governadora de Roriz), Paulo Octávio (então vice de Arruda), Wilson Lima (governador interino), Rogério Rosso (eleito indiretamente pela Câmara Legislativa) e Celina Leão, que assumiu interinamente o governo por 65 dias após Ibaneis ser afastado em razão dos atos do 8 de Janeiro.
FESTA NO NOROESTE
Hoje é dia de festa no bairro do metro quadrado mais caro de Brasília: o Noroeste. Festa de índio e festa de branco. Na comunidade Santuário Sagrado dos Pajés, a tribo invasora do bairro comemora o 19 de Abril, Dia dos Povos Indígenas. À noite, a festa é da nata da indústria da construção civil do DF. Os empresários vão comemorar a inauguração do 70º prédio residencial do Noroeste. Construído pela Faenge, é o Bloco C da Quadra 306, com 84 caríssimos apartamentos com vista para o Parque Ecológico Burle Marx. Caciques de ambas as tribos prometem não atrapalhar a festa do outro. Vão fumar o cachimbo da paz.