Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

24 de abril, 2024 / Por: Armando Guerra

HAJA CORAÇÃO

O governador Ibaneis Rocha bateu o martelo. Retirou hoje da Câmara Legislativa o projeto de lei do Executivo que autorizaria o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges) a administrar o Instituto de Cardiologia e Transplantes (ICT).

AGORA-DF
Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Ao mesmo tempo, determinou à Secretaria de Saúde a promover concorrência para selecionar a instituição que vai gerir o mais importante centro público cardiológico de Brasília. Acaba, assim, com a polêmica sobre quem irá tomar conta o instituto. Os pacientes agradecem.

MAIS ÁGUA

O que já é muito bom, agora vai beirar o ótimo. No próximo sábado, o governador Ibaneis inaugura o Sistema de Abastecimento Norte (SAN) da Caesb, que vai melhorar e garantir o fornecimento de água para a região. É mais água tratada jorrando nas torneiras dos moradores do Lago Norte, Taquari e Sobradinho.

Missão cumprida

A conclusão do sistema foi uma das missões dadas por Ibaneis ao arquiteto e urbanista Luiz Antônio Reis, que assumiu a presidência da companhia em agosto de 2023. A festa de inauguração será às 9h30, na sede no novo sistema, na Km23 da BR–020, próximo ao Balão do Colorado, em Sobradinho. Bebida a ser servida na festança: água com a qualidade da grife Caesb.


Padrão Suíça

Não é só no abastecimento de água que a Caesb, literalmente, vem dando banho. Graças ao trabalho da companhia, devidamente prestigiada por Ibaneis, desde 2022 o Distrito Federal ocupa o segundo lugar do país em número de acesso a redes de água e esgoto, conforme o IBGE. No quadradinho, 99,6% dos domicílios recebem água tratada, ficando atrás apenas do Espírito Santo (99,8%). Já no quesito esgoto, a rede alcança 94,1% dos brasilienses, perdendo somente para São Paulo (94,5%). Padrão de primeiro mundo.


POSSE MUDA DE DATA

A Câmara Legislativa aprovou ontem, em primeiro turno, proposta de emenda à Lei Orgânica, transferindo a data de posse dos distritais a serem eleitos em 2026. Passa de 1º para 6 de janeiro de 2027. Assim, tanto a posse do novo governador e vice-governador do DF quanto a dos distritais acontecerão no mesmo dia. A emenda aprovada é do deputado Wellington Luiz (MDB), presidente da Câmara. Em até dez dias, a proposta será votada em segundo turno. Não há a menor chance de não ser aprovada. A transferência da data é um alívio para os eleitos e os demais envolvidos com o evento. Assim, poderão curtir o réveillon sem se preocupar em participar da cerimônia ainda de ressaca.

Presidente e governadores

A Emenda Constitucional nº 111/2021 já havia mudado a data da posse dos próximos presidentes e vice-presidentes da República. Antes, era no dia 1º de janeiro. A partir de 2027, acontecerá em 5 de janeiro. Já os governadores e vice-governadores serão empossados em 6 de janeiro. Prefeitos e seus vices continuarão a tomar posse no dia 1º de janeiro. Já deputados federais e senadores são empossados em 1º de fevereiro.


Calendários estaduais

Os estados e o DF adotam datas diferentes para empossar deputados estaduais e distritais. Das 27 unidades federativas, até 2022 a maioria (23 estados) realizava a cerimônia no dia 1º de fevereiro: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Nas demais unidades federativas, a cerimônia aconteceu em três dias diferentes. Em 1º de janeiro, posse dos deputados do Distrito Federal (que agora mudou a data), Ceará, Acre e Roraima. No dia 31 de janeiro, posse no Rio Grande do Sul; e em 15 de março, São Paulo.


[email protected]