AGORA-DF
31 de janeiro, 2025Oposição cheia de elogios Ex-deputado distrital, Joe Valle, pode ser candidato a governador em 2022. É mais um pré-candidato que surge num ambiente em que as grandes estrelas da política local preferem não aparecer. Quatro anos longe da política – tempo demais para qualquer um – vão pesar, assim como pesarão os elogios recentes que …
Oposição cheia de elogios
Ex-deputado distrital, Joe Valle, pode ser candidato a governador em 2022. É mais um pré-candidato que surge num ambiente em que as grandes estrelas da política local preferem não aparecer. Quatro anos longe da política – tempo demais para qualquer um – vão pesar, assim como pesarão os elogios recentes que Joe Valle fez ao governador Ibaneis Rocha por seu trabalho na área rural do DF.
Ações no campo
O GDF está transformando as áreas de produção agrícola com asfaltamento de vias que levam às escolas, ampliando os canais de irrigação, comprando a produção das pequenas propriedades, regularizando terrenos e abrindo a possibilidade de empréstimos bancários aos produtores e outras ações. Joe Valle chegou a fazer discurso de agradecimento a Ibaneis – e que foi devidamente gravado – e não vai ficar bem posar de oposição na campanha.
General a paisano
O general Pafiadache, secretário de Saúde do DF, ainda não trocou totalmente a farda pelo jaleco. Na solenidade de inauguração da nova iluminação da Praça dos Cristais, que fica em frente ao QG do Exército, no Setor Militar Urbano, ele parecia mais à vontade entre os generais e oficiais superiores do que entre os médicos.
Sorria, você é vigiado
As manifestações de 7 de setembro chamaram atenção para o Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), que reúne os monitores que acompanham centenas de câmeras espalhadas por todo o Distrito Federal. Na ocasião, toda a movimentação na Esplanada dos Ministérios foi acompanhada em tempo real por técnicos e analistas que fazem o monitoramento, auxiliando os policiais em campo com informações precisas.
Pontos de tensão
Poucos incidentes foram registrados no local graças a esta ação, inclusive a prisão de meliantes por crimes menores. Mas o mais importante foi a localização dos pontos de maior tensão que eram rapidamente desmobilizados, permitindo que a manifestação transcorresse em paz, tudo registrado pelas câmeras operadas pelo CIOB.
Mais câmeras em ação
O projeto de vigilância eletrônica de pontos vulneráveis do Distrito Federal está sendo reforçado e dentro de alguns meses vai ganhar a adição de mais câmeras, além da melhoria da iluminação de locais específicos. A redução da criminalidade no Distrito Federal registrada já faz alguns meses é um fato; com o aumento do uso da tecnologia vai ficar mais difícil a ação da bandidagem.
Boatos e absurdos
Aliás, tem chamado a atenção a insistência de alguns veículos de comunicação ao tentar indispor o governador Ibaneis Rocha com o Supremo Tribunal Federal. A loucura e os devaneios chegaram a tal ponto que um jornalista quis saber se era verdade que a Polícia Civil tinha colocado atiradores de elite em pontos estratégicos da Esplanada dos Ministérios, a pedido do presidente do STF, Luís Fux. Pior: que o ministro, ao ver a primeira barreira ultrapassada pelos caminhões, teria mandado abrir fogo.
Era outro ministro
O governador acompanhou toda a ação da Polícia na noite do dia 6 e madrugada do dia 7 de setembro de sua casa. Na ocasião falou com apenas um ministro do Supremo. E não foi o presidente.
Vitória de Pirro
Sobre a ultrapassagem da primeira barreira, na altura da Biblioteca Nacional, um dos comandantes da operação resumiu a situação: “Era precisa dar alguma vitória aos manifestantes naquele momento. Você pode ver que depois que eles passaram daquela barreira ficaram mais tranquilos, não ameaçaram a barreira da Praça dos Três Poderes”.