COLUNAS

AGORA-DF

31 de janeiro, 2025

Políticos novos, política velha Quem tem esperanças de que os políticos brasileiros mudem seus métodos pode tirar o cavalo da chuva. Até mesmo jovens políticos, ligados a partidos que se comprometem em fazer diferente, caem na esparrela das velhas acusações do vale tudo, ainda que sejam falsas, ainda que precisem de um empurrão. É o …

Políticos novos, política velha

Quem tem esperanças de que os políticos brasileiros mudem seus métodos pode tirar o cavalo da chuva. Até mesmo jovens políticos, ligados a partidos que se comprometem em fazer diferente, caem na esparrela das velhas acusações do vale tudo, ainda que sejam falsas, ainda que precisem de um empurrão. É o que está acontecendo em Santa Maria, onde alguns desses políticos usam o povo como massa de manobra para inventar uma narrativa.

Invasões programadas

Um grupo de pessoas foi insuflado por gente ligado a gabinetes parlamentares para invadir um terreno que está reservado para a Secretaria de Educação instalar uma escola e uma creche. O resultado foi o previsível: a Justiça mandou tirar os barracos improvisados e que tinham sido erguidos apenas para marcar o território.

Desprezo aos cidadãos

O deputado distrital Leandro Grass não perdeu tempo e foi se aliar aos invasores, pregando a desobediência à determinação judicial e desprezando os demais habitantes de Santa Maria, que querem viver numa cidade organizada e com equipamentos públicos. É a velha política de personagens tristemente famosos em Brasília, como o ex-distrital José Edmar e o líder invasor Pedro Barbudo.

Populismo de roupa nova

O populismo de Leandro Grass, eleito pelo partido Rede Sustentabilidade, não respeita nem mesmo os estatutos da agremiação, que defende a ordem urbana e o meio ambiente. Liberar terreno para que as pessoas vivam em barracos sem a menos estrutura é explorar a boa-fé dessas famílias, principalmente quando se sabe que muitas delas já têm residência em outros locais.

GDF não terá tolerância

O Governo do Distrito Federal soltou nota afirmando que não vai tolerar invasões de áreas, lembrando que atualmente está em curso um processo de regularização fundiária impar no DF, alcançando terras urbanas e rurais. O GDF está iniciando um processo que vai culminar na regularização definitiva de 133 mil lotes em todas as regiões. Há famílias esperando por esse documento há mais de 60 anos.

Mais bairros para habitação

Além disso, o GDF está iniciando o programa habitacional Meu Lar, que vai criar várias áreas e bairros novos para a construção de unidades habitacionais para todas as faixas de renda, desde os mais ricos, no Noroeste e no Jóquei, aos mais humildes, no Itapoã e São Sebastião, entre outros. É uma maneira de organizar toda a cidade e reduzir o déficit habitacional do DF, que há anos só aumenta por causa da falta de oferta de áreas para crescimento organizado.

Mais Casas da Mulher

A Casa da Mulher Brasileira instalada em Ceilândia é um sucesso tão grande que serão erguidas mais quatro no Distrito Federal, todas em regiões mais carentes: Sol Nascente, São Sebastião, Sobradinho 2 e Recanto das Emas. Mulheres que viviam em situação de violência estão sendo amparadas e recebendo apoio até para saber como alcançar autonomia economia, com aulas de finanças, além de acesso a todos os serviços do governo.

Uma praça novinha

A nova Praça do Povo do Setor Comercial Sul impressiona a todos que passam pelo local, principalmente à noite. Com uma bela iluminação, a praça tem atraído pessoas que nunca estiveram no local antes, mudando o perfil de quem passa pelo local. Os travestis vão ter que mudar de lugar.

 

[email protected]

Artigos Relacionados