COLUNAS

AGORA-DF

31 de janeiro, 2025

Mais uma bola fora de Belmonte A deputada Paula Belmonte não se emenda. Processada pelo Supremo Tribunal Federal no caso das notícias falsas (fake news), ela voltou à carga esta semana publicando um vídeo nas redes sociais afirmando que o governador Ibaneis Rocha iria se encontrar, em um jantar, com “o maior corrupto da história …

Mais uma bola fora de Belmonte

A deputada Paula Belmonte não se emenda. Processada pelo Supremo Tribunal Federal no caso das notícias falsas (fake news), ela voltou à carga esta semana publicando um vídeo nas redes sociais afirmando que o governador Ibaneis Rocha iria se encontrar, em um jantar, com “o maior corrupto da história do Brasil”, o ex-presidente Lula. Era mentira. A deputada resolveu acreditar em boatos e publicou sem checar a informação.

Atuação de canastrão

No vídeo, a deputada tenta se mostrar indignada – mas com uma atuação digna de um canastrão de cinema – procurando levar as pessoas a imaginar o que seria tratado neste encontro. Não houve encontro e a deputada sequer se deu ao trabalho de pedir desculpas aos eleitores por levar a eles uma notícia falsa cheia de insinuações que não se materializaram.

Galhofa como resposta

O vídeo recebeu uma resposta bem-humorada, mas dura, em que a deputada é claramente chamada de mentirosa e ainda termina com uma galhofa, apresentando vários recortes de reportagens mostrando que o governador não esteve com Lula.

Pela união do MDB

Enquanto isso, o governador Ibaneis Rocha, na hora no jantar que Lula teve com políticos na casa do ex-senador Eunício Oliveira, estava trabalhando para manter o MDB unido em torno de sua candidatura à reeleição, numa reunião realizada no Cruzeiro. Quando informado sobre o vídeo da deputada Paula Belmonte ele não fez nenhum comentário, mas sorriu, divertido, e balançou a cabeça.

Desculpa perguntar, mas…

Será que este novo vídeo mentiroso da deputada vai ser colocado no processo que ela e o marido, o suplente de senador Luís Felipe Belmonte, respondem por outras postagens falsas nas redes sociais?

Oito anos depois…

O senador Reguffe (Pod) , que há oito anos está escondido, encastelado na torre do Senado Federal, resolveu botar a cabeça de fora. Ele publicou uma revista de 12 páginas em que ele tenta convencer o eleitor que não esteve tão à toa assim, mostrando que apresentou 11 PECs e 53 projetos – seis foram aprovados e afirmando que esteve presente em todas as sessões realizadas pelo Senado.

Sem força política

O problema do senador Reguffe não é este. Como ficou quase três anos sem partido, ele se descolou dos colegas e isso traz consequências graves para a unidade da federação que o elegeu, no caso o Distrito Federal. Um senador não pode se limitar a destinar emendas para determinado setor ou obra como ele fez, porque nem se sabe se esse dinheiro é liberado pelo governo federal. Um senador precisa correr atrás de financiamentos oferecidos por empresas e ministérios. E sem força política isso não acontece.

No conforto dos gabinetes

Um exemplo: um dos senadores que mais ajudou o Distrito Federal a conseguir verbas federais foi Eduardo Gomes, que foi eleito pelo Tocantins. Além de conseguir verbas e financiamentos para seu estado ele foi fundamental para que o DF conseguisse fazer parte da área de ação da Codevasf e conseguisse verbas que estão sendo aplicadas na zona rural. Reguffe, Leila e Izalci preferiram ficar no conforto de seus gabinetes.

A reação da economia

O desemprego ainda preocupa no Distrito Federal, mas os números mais recentes colhidos por pesquisa da Codeplan mostram que há uma retomada forte da economia. O resultado é que nos últimos 12 meses a taxa de desemprego foi reduzida em 0,9%. Parece pouco, mas o significativo é o índice positivo, o que mostra que o empresário – especialmente na construção civil e serviços – voltou a contratar.

Novo ambiente econômico

O Governo do Distrito Federal é um dos maiores responsáveis por este novo ambiente, já que houve uma preparação para a retomada do crescimento após a pandemia que paralisou o mundo todo. A manutenção do funcionamento da indústria da construção civil, os programas de qualificação profissional – como o Renova DF – e de incentivo aos empresários, como o Desenvolve DF são alguns dos principais pontos de apoio deste novo momento econômico.

Mais apoio para empreender

O programa Desenvolve DF, por exemplo, está levando às principais regiões especialistas que auxiliam os empreendedores com informações e procedimentos que podem alavancar os negócios. São cinco os principais eixos: análise técnica de processos em andamento dos antigos programas; orientação para a abertura de empresas, registros e licenciamentos; auxílio para autônomos informais se transformarem em microempreendedor individual (MEI); atendimento com contadores especializados em gestão empresarial e planejamento tributário; e orientação com representantes de bancos sobre acessos a linhas de crédito. O atendimento a empresários está acontecendo até 16 de outubro no estacionamento ao lado da Administração Regional da Ceilândia, mas a caravana vai seguir para outras cidades.

 

[email protected]

Artigos Relacionados