
IgesDF abre inscrições para enfermeiro e carregador
Novas vagas são para cadastro reserva. Além do novo processo seletivo, inscrições para médico cirurgião pediátrico foram prorrogadas
De autoria de Daniel Donizet, lei sancionada pelo governador considera a prática como maus-tratos O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou a Lei 6.845/2021, que proíbe a realização de tatuagens e a colocação de piercings permanentes em animais, com fins estéticos. O texto do projeto do deputado Daniel Donizet (PL) foi publicado, na íntegra, hoje (30), …
Continue reading “Agora é Lei – Está proibido tatuar e colocar piercing em animais no DF”
De autoria de Daniel Donizet, lei sancionada pelo governador considera a prática como maus-tratos
O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou a Lei 6.845/2021, que proíbe a realização de tatuagens e a colocação de piercings permanentes em animais, com fins estéticos. O texto do projeto do deputado Daniel Donizet (PL) foi publicado, na íntegra, hoje (30), no Diário Oficial do Distrito Federal.
Foto: Curiosidades da Terra
A partir de agora, a prática é considerada maus-tratos no DF. Em caso de descumprimento da lei, tanto o tutor quanto o profissional responsável pelo procedimento poderão responder pelo crime de maus-tratos e ainda pagar multa de cinco salários mínimos, por cada tatuagem ou piercings realizados. Ainda segundo o texto, se houver reincidência, os valores da multa devem ser aplicados em dobro.
Segundo o deputado Daniel Donizet, ele resolveu apresentar o projeto após se deparar, na internet, com fotos e notícias de animais com tatuagens e piercings permanentes. “Porcos, gatos e cachorros de pelo curto têm sido alvo de tatuadores e tutores que exibem seus animais como uma ‘tela viva’. Isso não é arte e sim maus-tratos. Assim que soube desse absurdo, pedi pra minha equipe elaborar um projeto de lei que proibisse a prática no DF”, pontuou.
O parlamentar defende que infringir dor e sofrimento a um animal é crueldade. “Todos sabem, por experiência própria ou por relatos de conhecidos, que fazer uma tatuagem ou colocar um piercing é algo extremamente doloroso. Não podemos permitir que animais, seres que não podem expressar sua vontade, sejam submetidos a essa dor apenas para satisfazer o desejo e as preferências estéticas do tutor”, defendeu o distrital.
Daniel lembra ainda que o procedimento traz riscos para o animal. “Pets tatuados são expostos a várias complicações como alergias, infecções e cicatrizes”, disse.
Para o deputado, a cultura de que animal é “coisa” e “propriedade do tutor” deve ser combatida por meio da aprovação de leis de proteção e campanhas de conscientização da população. “Animal não é propriedade de ninguém. Animal é um ser vivo que, assim como nós seres humanos, sente dor, fome, sede, frio e merece respeito”, finalizou.
11 LEIS EM FAVOR DOS ANIMAIS
O deputado Daniel Donizet tem dedicado boa parte do seu mandato na defesa do bem-estar e da garantia dos direitos dos animais no DF. O parlamentar já tem 11 Leis em vigor relacionadas à causa, em pouco mais de dois anos de mandato.
É dele a Lei que proíbe o acorrentamento de animais, assim como a que veta o uso de coleiras de choque. A Lei que obriga síndicos e administradores de condomínios a notificarem casos de maus-tratos à Polícia em até 24 horas também é de autoria do parlamentar.
* Com informações da assessoria de imprensa do deputado Daniel Donizet
Agência CLDF
Novas vagas são para cadastro reserva. Além do novo processo seletivo, inscrições para médico cirurgião pediátrico foram prorrogadas
IPCA fica abaixo dos 4,85% projetados há uma semana
Profissionais devem enviar documentação até 26 de setembro pelo peticionamento eletrônico
Circuito de Passeio de Bike integra as ações da Semana Nacional de Trânsito 2025 no DF