
Economia$Capital
Parabéns lucrativo para Brasília
Brasília fechou com praticamente 100% dos hotéis ocupados às vésperas do aniversário da cidade.
PARABÉNS, BRASÍLIA! A capital de todos os brasileiros chega hoje aos 63 anos. Somos 3 milhões de habitantes, dos quais 55% são brasilienses natos, incluindo o governador Ibaneis Rocha, que nasceu no Hospital de Base. A jovem capital envelhece somando muitas conquistas. O Distrito Federal tem o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do …
A capital de todos os brasileiros chega hoje aos 63 anos. Somos 3 milhões de habitantes, dos quais 55% são brasilienses natos, incluindo o governador Ibaneis Rocha, que nasceu no Hospital de Base. A jovem capital envelhece somando muitas conquistas. O Distrito Federal tem o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, ou seja, é a melhor unidade da federação para um cidadão nascer, crescer e viver. Brasília também ocupa a oitava posição no ranking das maiores economia (PIB) estaduais do país. E mais: Brasília está entre as cinco capitais brasileiras que oferecem o melhor ambiente para se montar empresas.
A cidade, porém, convive com velhos problemas, como o esgotamento da rede de saúde e as invasões de terras públicas. O governador não é indiferente a esses problemas. Em entrevista exclusiva ao Brasília Agora, publicada ontem, ele anunciou novas medidas para enfrentar esses e outros problemas. E deixou um baita recado: “O melhor começa agora”. É que o todos queremos. Parabéns, Brasília!
O PT nacional bem que avisou para seus deputados e agregados do DF não insistirem na ideia de fazer uma CPI para investigar as ações de vândalos no 8 de Janeiro. As imagens do ex-ministro Gonçalves Dias e de servidores do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) tratando invasores a pão de ló no Palácio do Planalto jogaram por terra toda uma narrativa montada para encontrar culpados apenas entre os bolsonaristas.
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) se encantou com a possibilidade de fazer palanque e trabalhou muito para abrir a CPI, inclusive com a conivência do atual presidente da CLDF, Welington Luís (MDB). Agora está sem saber como agir. Vai convocar o general Gonçalves Dias para depor?
Chico não admite, mas ele não gostou nadinha de ter uma CPI mista concorrendo com a Comissão Parlamentar de Inquérito que ele preside na Câmara Legislativa. A CPI do Congresso Nacional, composta por deputados federais e senadores, terá muita mais força e poder de investigação do que a comissão distrital.
Poderá, por exemplo, convocar generais supostamente envolvidos nos atos golpistas, que se recusaram a prestar depoimento à CPI distrital. Entre eles, o bravateiro general Augusto Heleno, o ex-todo-poderoso chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Governo Bolsonaro, que se recusou a depor na CPI do Chico. Heleno entra para a história como o general que fugiu de um vigilante.
Mesmo diante do iminente esvaziamento, Chico Vigilante garante quem a CPI distrital não vai parar nem antecipar o encerramento dos trabalhos. Mas é pouco provável que mantenha a mesma audiência, a mesma importância. Vai desidratar aos poucos até morrer por falta de oxigênio político e plateia. Terá, porém, cumprido o seu papel.
O Distrito Federal vai ganhar um novo bairro. O Setor Habitacional Jóquei Clube, que fica localizado em frente a Vicente Pires – entre a EPTG e a Via Estrutural –, já teve seu primeiro relatório de licenciamento ambiental aprovado pelo Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal. É uma etapa importante já vencida, uma vez que deixa clara a viabilidade do projeto, que agora está sendo submetido à análise de impacto do trânsito pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
O bairro Jóquei Clube está sendo projetado para abrigar 51 mil pessoas em 15.800 imóveis, além de espaço para atividades comerciais e de serviços, tudo inteiramente urbanizado. Parte do projeto será destinado a famílias de baixa renda, com a construção de imóveis de interesse social. A venda das projeções será feita pela Terracap assim que o projeto for aprovado pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano (Conplan).
Brasília fechou com praticamente 100% dos hotéis ocupados às vésperas do aniversário da cidade.
A segunda ação do projeto BDW Experiências, que compõe o Movimento Brasília Cidade Design, em sua segunda ação, ocupa o espaço Renato Russo até o dia 18 de maio.
Os Amigos do Gabão, com o comando da Presidente Embaixatriz Julie-Pascale Modouté-Bell promoveu a Campanha Solidária da Quaresma cujo objetivo foi arrecadar fraldas geriátricas para lares de idosos.
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…