
Inep divulga resultados de atendimento especializado para o Enem 2025
Consulta deve ser feita na Página do Participante do exame
Ação “Agosto Lilás: Pela Valorização de Meninas e Mulheres do Distrito Federal” foi promovida pelas secretarias de Educação e da Mulher nesta quarta (28), na Câmara Legislativa
A Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da Secretaria de Educação (SEEDF) promoveu, na quarta-feira (28), a segunda edição do evento “Agosto Lilás: Pela Valorização de Meninas e Mulheres do Distrito Federal”, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A ação estimulou uma reflexão sobre temas relevantes para a construção de uma sociedade mais humana, apostando na educação para estabelecer relações saudáveis e prevenir a violência de gênero.
A Campanha Agosto Lilás, instituída pela Lei nº 14.448 de 2022, determina que a União, os estados e municípios devem promover, ao longo do mês, ações de conscientização sobre a necessidade de enfrentar as diversas formas de violência contra a mulher. A campanha foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha, assinada em 7 de agosto de 2006, que completou 18 anos em 2024.
Durante o evento na CLDF, a Subin apresentou o Caderno Pedagógico Agosto Lilás, um documento orientador que reúne informações teóricas e de utilidade pública, indicações de serviços e sugestões de atividades sobre o tema
“O objetivo do Agosto Lilás é fortalecer o sentimento de que devemos dizer não à violência e sim ao diálogo e à paz. É um sentimento que nós, mulheres, queremos compartilhar com toda a sociedade. A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria da Mulher, realiza uma série de ações na comunidade escolar voltadas à formação e capacitação em inclusão e direitos humanos, pois sabemos que a educação transforma”, afirmou a subsecretária da Subin, Vera Barros.
A secretária-executiva da Secretaria da Mulher, Jackeline Domingues, detalhou a importância da parceria: “Temos realizado um trabalho contínuo e transversal, envolvendo diversas áreas do governo e da sociedade civil. Entendemos que a educação é uma grande aliada no combate à violência contra a mulher, pois, por meio dela, podemos transformar mentalidades e promover a igualdade de gênero desde cedo.”
Durante o evento na CLDF, a Subin apresentou o Caderno Pedagógico Agosto Lilás, um documento orientador que reúne informações teóricas e de utilidade pública, indicações de serviços e sugestões de atividades sobre o tema. O objetivo do material é auxiliar professores na promoção de ações de valorização de meninas e mulheres e na conscientização sobre o enfrentamento das diversas formas de violência de gênero.
Vera Barros destacou a importância do fornecimento de informações para a comunidade escolar. “Levamos um trabalho importante para a rede pública de ensino, com palestras inclusivas e um caderno pedagógico disponibilizado virtualmente para todas as escolas, que contém uma coletânea de depoimentos, sugestões de práticas pedagógicas e toda a legislação pertinente à prevenção da violência contra a mulher”, disse.
*Com informações da Secretaria de Educação
Consulta deve ser feita na Página do Participante do exame
PF cumpre mandatos de prisão na cidade de Praia Grande em São Paulo
Iniciativa da Secretaria de Educação promove acolhimento, prevenção e desenvolvimento socioemocional nas escolas
Confira quem tem direito e quais documentos devem ser enviados