
Hemocentro de Brasília registra mais de 57 mil doações de sangue em 2025
Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Emater-DF apresentará sete circuitos temáticos com soluções simples para desenvolver a economia rural do DF e do Entorno Uma das principais feiras agrícolas do Centro-Oeste começa no próximo dia 23: a AgroBrasília, que nesta edição de 2023 espera receber cerca de 130 mil visitantes em cinco dias. Com um espaço de 60 mil m² na …
Continue reading “AgroBrasília leva tecnologia e conhecimento para produtores rurais”
Emater-DF apresentará sete circuitos temáticos com soluções simples para desenvolver a economia rural do DF e do Entorno
Uma das principais feiras agrícolas do Centro-Oeste começa no próximo dia 23: a AgroBrasília, que nesta edição de 2023 espera receber cerca de 130 mil visitantes em cinco dias. Com um espaço de 60 mil m² na feira, a Emater-DF vai apresentar inovações que podem ser aplicadas por pequenos, médios e grandes produtores rurais, como cultivo de mandioca, variedade BRS 429, cultivada em canteiro com cobertura plástica morta e irrigação por gotejamento, uso de alimentos fermentados na criação de peixes e camarão, opção de produção de açaí como nova opção de cultivo na capital, entre outras.

Foto: Divulgação/Agência Brasília
Serão sete circuitos tecnológicos, com informações diversas sobre olericultura, bovinocultura, aquicultura, floricultura, fruticultura, olericultura e saneamento rural e de segurança alimentar e nutricional. No espaço, os visitantes também poderão passar pelo Galpão do Produtor, onde produtores da agricultura familiar estarão comercializando artesanato, alimentos semiprocessados de agroindústrias como pães, bolos, geleias, licores, queijos e biscoitos. Os técnicos da Emater-DF também estarão em uma van caracterizada, da empresa, prestando informações gerais sobre projetos de aquisição de crédito rural e as linhas disponíveis.
“Estamos com a equipe trabalhando em ritmo intenso para deixar o espaço confortável, bonito e com muitas informações que vão auxiliar os nossos produtores e também os produtores de fora que visitarem os nossos circuitos. São informações técnicas para aumentar a produtividade, economizar dinheiro e também produzir com segurança e sustentabilidade”, observa o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.
Por meio de excursões, a Emater-DF vai levar mais de três mil agricultores familiares do Distrito Federal e municípios do Entorno (Goiás e Minas Gerais) para conhecer a AgroBrasília e também as tecnologias e opções de cultivo. A recepção das visitas aos circuitos será realizada pelos extensionistas da empresa. “Nas visitas poderemos aprofundar o conhecimento para o produtor de uma maneira eficiente para os produtores e visitantes. Quem tiver interesse em conhecer melhor todas as tecnologias presentes nos circuitos temáticos terá a oportunidade de procurar nossos técnicos para tirar quaisquer dúvidas”, esclarece Adriana Nascimento, coordenadora do espaço da Emater-DF na AgroBrasília.
“Com nosso trabalho, pretendemos potencializar a agricultura familiar no DF e Entorno, ampliando o alcance de tecnologias utilizadas em pequenas propriedades e promover a interação entre produtores e parceiros”, completa Adriana. Essa troca de informação e conhecimentos impacta diretamente na rotina do empreendedor rural. “O objetivo é fortalecer a economia do campo e proporcionar a toda a sociedade um alimento seguro e saudável”, conclui a extensionista da Emater-DF.
Além dos circuitos fixos, que o visitante poderá visitar todos os dias, a empresa estará presente em duas atividades especiais: no dia 24 (quarta) será feita uma recepção a delegações estrangeiras que irão conhecer a força do nosso país na produção agropecuária, e no dia 26 (sexta) uma palestra sobre o programa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Rota da Fruticultura, que pretende fortalecer a produção de frutas região.
“Com nosso trabalho, pretendemos potencializar a agricultura familiar no DF e Entorno, ampliando o alcance de tecnologias utilizadas em pequenas propriedades e promover a interação entre produtores e parceiros”Adriana Nascimento, coordenadora do espaço da Emater-DF na AgroBrasília
Na próxima semana, a empresa vai lançar o Caderno Tecnológico 2023 com explicações mais detalhadas sobre todos os circuitos da feira. O material vai ficar disponível, para ser baixado, no site da Emater-DF e na Biblioteca Digital da empresa.
Realizada desde 2008, a AgroBrasília é uma das principais feiras do agronegócio brasileiro. O evento, coordenado pela Cooperativa Agrícola da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), tem o apoio da Emater-DF desde a sua criação, além de órgãos de agricultura local como a Secretaria de Agricultura e a Ceasa-DF. Em 2022, a feira teve 520 expositores, recebeu cerca de 135 mil visitantes e movimentou R$ 4,6 bilhões em negócios realizados. O tema deste ano será Tecnologia e Sustentabilidade.
Serviço
AgroBrasília 2023
→ Data: De 23 a 27 de maio (terça a sábado)
→ Horário: Das 8h30 às 17h, com acesso livre
→ Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – BR-251, km 5, núcleo rural PAD-DF
Recomenda-se o uso de roupas leves e a ingestão de água.
*Com informações da Emater

Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)

Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar

Entre 2019 e 2025, governo instalou 689 papa-lixos e 15 papa-entulhos em diversas regiões administrativas
