
BC diz que 48 milhões de brasileiros têm R$ 10,7 bilhões disponíveis para saque.
Mais de 48 milhões de pessoas ainda podem ter acesso ao dinheiro
Entenda em que momento se encontra a tradicional caderneta, sobretudo diante de investimentos mais vantajosos, como o CDI e o CDB Quem está começando a investir sempre acaba optando pela tradicional caderneta de poupança. Porém, apesar de se tratar de um investimento seguro em renda fixa, a aplicação está longe de ser a melhor opção para …
Continue reading “Ainda há esperança para a poupança? Veja se ela vale a pena nos dias de hoje”
Entenda em que momento se encontra a tradicional caderneta, sobretudo diante de investimentos mais vantajosos, como o CDI e o CDB
Quem está começando a investir sempre acaba optando pela tradicional caderneta de poupança. Porém, apesar de se tratar de um investimento seguro em renda fixa, a aplicação está longe de ser a melhor opção para quem quer ver o dinheiro render a curto e médio prazo.
Criada junto com o nascimento da Caixa Econômica Federal, em 1861, a caderneta de poupança, com o passar dos anos, se tornou o investimento mais popular entre os brasileiros, posto que ocupa até os dias de hoje. Um dos motivos é a sua segurança, pois ela conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para recursos de até R$ 250 mil.
No entanto, o lançamento de novas formas de investimento tornou este tipo de aplicação obsoleto e sem grandes rendimentos, sobretudo quando comparamos a poupança com o CDI ou o CDB.
Como dito anteriormente, hoje em dia, existem diferentes tipo de aplicação que praticamente rendem mais que a caderneta. Isso porque o investimento utiliza em seu cálculo a chamada Taxa Referencial (TR), que está zerada desde 2017.
Dessa forma, para estabelecer o cálculo de rendimento da poupança, é feito a seguinte conta:
Resumindo: quem investir hoje na poupança verá sua rentabilidade cair, pois ela se encontra inferior à Selic, taxa básica aplicada em outros investimentos.
Outro ponto negativo da poupança é que o rendimento do dinheiro aplicado só é liberado nos aniversários de 30 dias, chamados de “mêsversários”. Caso o investidor retire o dinheiro antes, a rentabilidade deste intervalo de tempo é perdida.
Ou seja, se sacou 29 dias após o depósito do dinheiro, perde toda a rentabilidade. Se sacou 59 dias após o depósito, ganha-se a rentabilidade de 30 dias e perde a dos outros 29 seguintes. Algo que não acontece com a conta digital do Nubank, por exemplo, que conta com rendimento de 100% do CDI (percentual próximo à Selic) e liquidez diária.
Fonte:
Mais de 48 milhões de pessoas ainda podem ter acesso ao dinheiro
Em evento no Rio, sem citar os ataques hackers dos últimos dias, diretor de Regulação do BC destacou avanços do Open Finance
Serasa abre um dia de negociação de dívidas
Sorteio será realizado a partir das 20h; prêmio não acumula