
GDF investe R$ 2,5 milhões em rede de captação da água da chuva em Arniqueira
Intervenção conduzida pela Novacap já tem 400 metros concluídos e vai reduzir riscos de alagamentos na região

O aumento será feito para que a pista comporte o acesso ao lado norte do Túnel de Taguatinga, por onde veículos vão transitar no sentido Plano Piloto-Ceilândia A alça viária que liga o viaduto da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) ao Pistão Sul vai ser alargada. A pista ganhará de 1 m a 1,5 m ao …
Continue reading “Alça que liga viaduto da EPTG ao Pistão Sul será alargada”
O aumento será feito para que a pista comporte o acesso ao lado norte do Túnel de Taguatinga, por onde veículos vão transitar no sentido Plano Piloto-Ceilândia
A alça viária que liga o viaduto da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) ao Pistão Sul vai ser alargada. A pista ganhará de 1 m a 1,5 m ao longo de seus aproximados 60 m de extensão. A ampliação é necessária para comportar a futura via de acesso ao lado norte do Túnel de Taguatinga, onde os veículos vão trafegar no sentido Plano Piloto-Ceilândia.
A pista ganhará de 1 m a 1,5 m ao longo de seus aproximados 60 metros de extensão
O alargamento vai avançar em uma pequena faixa do canteiro que ladeia a alça. A camada de vegetação que cobria a área já foi retirada e o aterro está concluído. “Fizemos a compactação do solo também”, explica o engenheiro Renes Cândido, um dos envolvidos na construção do túnel. “Mas, como choveu bastante nessa segunda-feira (31), precisamos abrir a terra com o trator para deixá-la secar”.

A preparação do subleito é essencial para uma pavimentação de sucesso. A terra deve apresentar um ponto de umidade ideal para que possa ser 100% prensada. “Só podemos fazer a sub-base de uma via depois que a resistência do solo estiver aprovada”, afirma o engenheiro civil fiscal da obra, Antônio Carlos Ribeiro Silva. “Por isso, medimos o grau de compactação em laboratório”.
Essa sub-base é formada por uma camada de brita graduada simples (BGS), mistura de produtos de britagem de rocha muito usada por baixo do pavimento flexível. Antes de receber o asfalto, no entanto, o material ainda passa pela imprimação – o banho de piche aumenta a aderência do revestimento.

Intervenção conduzida pela Novacap já tem 400 metros concluídos e vai reduzir riscos de alagamentos na região

Abordagem está prevista para passar por oito pontos da região administrativa

Áreas próximas ao complexo automobilístico passaram por limpeza, desobstrução de bocas de lobo, manutenção nas vias e reforço na sinalização; penúltima etapa da Stock Car de 2025, no próximo dia 30, marcará a volta da pista ao calendário nacional

São, ao todo, 904 oportunidades, que contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência; salários chegam a R$ 3.446
