![Câmara vai instalar comissão especial que deve discutir voto distrital misto](https://brasiliaagora.com.br/wp-content/uploads/2025/02/imagem-redimensionada-20250206145609371.webp)
Câmara vai instalar comissão especial que deve discutir voto distrital misto
Data ainda não foi definida. Grupo também deve discutir outros propostas de mudanças no código eleitoral
PL ainda tenta reverter candidatura de Marcos Pontes, que gerou desconforto com o ex-presidente e seu partido que oficialmente apoiam Alcolumbre
Marcadas para o próximo sábado, primeiro de fevereiro, as eleições para a Presidência da Câmara dos Deputados têm três candidaturas colocadas até agora — Davi Alcolumbre (União-AP), Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE) devem disputar a preferência dos parlamentares.
Apoiado pelo atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Alcolumbre é o favorito, mas ele enfrenta uma resistência isolada de lideranças da direita.
Apesar de ter o apoio formal do PL, que negocia a primeira vice-presidência com ele, o senador do União Brasil deve enfrentar o ex-ministro de Ciência e Tecnologia do governo de Jair Bolsonaro (PL), Marcos Pontes. Pontes ter se colocado à disposição do cargo irritou Bolsonaro, que o chamou de “ingrato”.
Em entrevista à Revista Oeste, na semana passada, o ex-presidente explicou que o partido não quer ter repetir o mesmo erro que cometeu em 2023, quando fracassou ao lançar Rogério Marinho. Sem compor com o presidente vencedor, o PL ficou sem espaço na mesa diretora.
Em meio a esta crise, articuladores ainda tentam frear Pontes, que vem reiterando sua candidatura quase que diariamente.
— Eu como presidente do Senado quero trazer de volta o prestígio da Casa. Vou tomar providências como colocar os processos mais complicados em votação. O plenário é soberano. Outro ponto é ouvir mais a população. Então contem comigo, eu sou candidato — disse, neste domingo.
Na mesma toada que Pontes, outro apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro resolveu se candidatar. Eduardo Girão, do Partido Novo, tem como campanha a promessa de que vai pautar pedidos de impeachment e a anistia para os réus dos ataques antidemocráticos do oito de janeiro.
Segundo Girão, Alcolumbre decepcionou quando foi presidente do Senado entre 2019 e 2021:
— Ele apequenou o Senado permitindo uma invasão cada vez maior de competências por parte do Poder Judiciário, principalmente, gerando um caos institucional e levando o Brasil a insegurança jurídica — opinou.
Data ainda não foi definida. Grupo também deve discutir outros propostas de mudanças no código eleitoral
Corrente majoritária do partido expôs contrariedade com candidatura de Edinho Silva
Senador estreou podcast tendo o governador Cláudio Castro como convidado; os dois reforçaram o embate com o prefeito Eduardo Paes
Lula concede entrevista a rádios baianas nesta quinta-feira, um dia após falar com veículos mineiros