POLÍTICA

Alesp comemora 190 anos em evento com elogios a Tarcísio e críticas à ditadura

5 de fevereiro, 2025 | Por: Agência O Globo

Evento foi realizado no Memorial da América Latina, nesta quarta-feira, e teve afagos do governador ao atual presidente, André do Prado, que busca a reeleição ao cargo

Cerimônia de 190 anos da Assembleia Legislativa de São Paulo: presidente André do Prado (PL), governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente do TJSP Fernando Antonio Torres Garcia e o ex-governador Rodrigo Garcia. — Foto: Alesp/Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou, nesta quarta-feira (5), um evento de comemoração aos 190 anos, completados no domingo. Cerca de 2 mil pessoas foram recebidas no auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina, entre autoridades, deputados desta e de outras legislaturas, servidores públicos e demais convidados.

Apesar de a solenidade ser direcionada ao Legislativo paulista, parte dos discursos serviu para distribuir elogios ao governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos). O 2º secretário da Alesp, deputado Rogério Nogueira (PSDB), por exemplo, sugeriu que o governador poderia contar com o seu apoio em Indaiatuba, reduto eleitoral no interior do estado, em seus planos futuros, sejam eles quais forem.

Em seguida, o deputado Teonilio Barba (PT), que é líder sindical do ABC Paulista, lembrou do fechamento da Alesp entre os anos de 1969 e 1970, após a edição do Ato Institucional nº 5 (AI-5) pela ditadura militar. Na época, 24 parlamentares foram cassados e os seus suplentes foram impedidos de assumir as vagas. O petista declarou que a democracia só existe “com partidos organizados e respeitando as regras”.

O presidente da Alesp, André do Prado (PL), afirmou em seu discurso que a legislatura é a “representação legítima da nossa diversidade”.

— A Alesp é mais que um local físico e um conjunto de leis. É a casa do povo, o lugar onde se discute os rumos da sociedade e os desafios de São Paulo são resolvidos — disse o deputado, que tenta a recondução ao cargo no próximo dia 15 de março e também recebeu endosso público de colegas no evento.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) declarou que a Alesp “não podia estar melhor presidida” do que com Prado e disse que tem interlocução com todos os parlamentares, incluindo a oposição e a bancada bolsonarista com quem já teve atritos.

— É uma assembleia que lida bem com a divergência, mas consegue construir convergência e debates de alto nível — declarou Tarcísio.

A retomada dos trabalhos no Legislativo paulista ocorreu na segunda-feira (3), com a sessão inaugural e a mensagem do governador, transmitida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima. Parlamentares demonstraram insatisfação sobre vetos do governo Tarcísio, por exemplo, que chegam às centenas desde o começo do mandato.

Estiveram presentes ainda no evento da Alesp o vice-governador Felicio Ramuth (PSD), o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), o ex-governador Rodrigo Garcia, além de representantes do Tribunal de Justiça (TJSP), Defensoria Pública Estadual (DPE), Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), Ministério Público de São Paulo (MPSP), deputados estaduais e federais, ex-parlamentares, prefeitos de vários municípios do estado e vereadores.


BS20250205160044.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/02/05/alesp-comemora-190-anos-em-evento-com-elogios-a-tarcisio-e-criticas-a-ditadura.ghtml

Artigos Relacionados