ESPORTES

Altitude e treinador ‘europeu’: Fluminense e Vasco conhecem adversários na Sul-Americana; veja análise

18 de março, 2025 | Por: Agência O Globo

Tricolor encarará mais de 3.000m acima do nível do mar, enquanto cruz-maltino terá pela frente time comandado por Mauricio Pellegrino

Thiago Silva e Philippe Coutinho — Foto: Montagem/divulgação

Fluminense e Vasco conheceram na última segunda-feira os seus primeiros adversários na Copa Sul-Americana, em cerimônia realizada na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. O tricolor ficou no Grupo F, e diferentemente do rival, era um dos cabeças de chave do sorteio.

A Copa Sul-Americana, que no ano passado teve o Racing, da Argentina, como o grande campeão — derrotou o Cruzeiro na final —, tem outros brasileiros: Corinthians, Atlético-MG, Grêmio, Cruzeiro e Vitória. A final já tem data e local confirmados: dia 22 de novembro, no Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Fluminense

O primeiro adversário não vive um bom momento. O Unión Española faz um início de temporada bem decepcionante, ocupando a 13ª posição do Campeonato Chileno. O time de José Sierra perdeu cinco e venceu apenas uma das sete partidas que disputou no ano.

O segundo adversário é o tradicional Once Caldas, da Colômbia. Campeão da Libertadores em 2004, derrotando o favorito Boca Juniors na decisão, a equipe é comandada por Hernán Darío Herrera desde outubro de 2023, e vem embalada por um grande resultado: eliminou o rival nacional Millonarios na fase preliminar da Copa Sul-Americana.

Por último está o GV San José-BOL. A qualidade do adversário é bastante inferior em relação ao Fluminense. No entanto, sua principal arma não está exatamente em campo. O clube manda seus jogos no Estádio Jesús Bermúndez, que fica 3.375m acima do nível do mar. Esta é a segunda maior altitude desta edição da Copa Sul-Americana — abaixo apenas de Potosí, também na Bolívia.

Vasco

O Vasco foi sorteado no Grupo G, mas como o único brasileiro do Pote 2. E a dificuldade da chave é o Lanús-ARG. O treinador Mauricio Pellegrino chegou para comandar a equipe na atual temporada, após passagem ruim no Cádiz, da Espanha, onde contribuiu para o rebaixamento da equipe. O começo no futebol argentino é mediano — tem um aproveitamento de 48%. No entanto, segue vivo na Copa da Argentina e está na zona de classificação para segunda rodada da Liga Argentina.

Um dos dois adversários teoricamente mais fracos é o Puerto Cabello. Porém, o time venezuelano passa por um bom momento na temporada: perdeu apenas um dos últimos seis jogos e está na briga pela liderança do Campeonato Venezuelano, a apenas dois pontos do primeiro colocado Deportivo La Guaira.

O outro considerado fraco do grupo também está se destacando no futebol local, até o momento. O Melgar-PER ocupa a ponta de cima da tabela do futebol peruano com 100% de aproveitamento. A equipe comandada pelo argentino Walter Ribonetto só foi derrotada em duas oportunidades no ano, ambas contra o Cerro Porteño, do Paraguai, que a tirou da fase de grupos da Copa Libertadores da América.

A Copa Sul-Americana, que no ano passado teve o Racing, da Argentina, como o grande campeão — derrotou o Cruzeiro na final —, tem outros brasileiros: Corinthians, Atlético-MG, Grêmio, Cruzeiro e Vitória.

A final da Sul-Americana já tem data e local confirmados: dia 22 de novembro, no Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.


BS20250318070020.1 – https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2025/03/18/altitude-e-treinador-europeu-fluminense-e-vasco-conhecem-adversarios-na-sul-americana-veja-analise.ghtml

Artigos Relacionados