Brasília Agora
Brasília Agora


EDUCAÇÃO

Alunos do Ensino Fundamental atuam com temas do mundo globalizado

13 de junho, 2023

As escolas que têm como um dos objetivos formar alunos que cheguem ao mundo universitário e corporativo já maturados, investem em inovações pedagógicas desde as […]

Alunos do Ensino Fundamental atuam com temas do mundo globalizado
Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

As escolas que têm como um dos objetivos formar alunos que cheguem ao mundo universitário e corporativo já maturados, investem em inovações pedagógicas desde as séries iniciais. Por isso, pensar que assuntos como globalizados, economia, sustentabilidade e educação financeira devem ser tratados apenas próximo da fase adulta é um engano. Especialistas em educação são categóricos ao afirmar a relevância de abordar esses temas desde cedo.

Já no Ensino Fundamental Anos Iniciais, o Elite Rede de Ensino realiza o projeto conhecido pela sigla PIC, oriundo dos pilares Protagonismo, Inovação e Criatividade. É desenvolvido dentro da grade curricular pelo professor regente da turma – a aula acontece uma vez por semana – e possui o objetivo de desenvolver práticas voltadas para metodologias ativas, cultura maker (é o faça você mesmo, usando as habilidades de criação e motoras do aluno), educação financeira, cidadania e outros saberes.

A coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Elite, Glaucia Sobral, destacou algumas metodologias ativas trabalhadas, a aprendizagem baseada em problemas e a gamificação. “Essa metodologia incentiva o trabalho em equipe e a interação entre os membros da turma. Por isso, a ideia é que os problemas simulem situações cotidianas, que possam ser vivenciadas pelos estudantes. Aqui, atuamos com enigmas, situações-problemas, análise de fontes, observação da natureza e percepção sobre os problemas da turma.

Outra metodologia ativa utilizada e cada vez mais difundida, é a gamificação. Ela é definida pela aplicação de jogos em casos de ensino e de aprendizado. Podem ser jogos mais tradicionais, como os de tabuleiros e de atividades físicas, ou até os mais modernos, como os de computador ou de aplicativos”.