
Distrito Federal registra queda de 82% nas mortes de crianças no trânsito
Obrigatoriedade do uso da cadeirinha completa 15 anos
A turma do 3º ciclo de 2025 do programa de qualificação profissional do GDF ficará responsável pela limpeza e pintura, além da manutenção dos campos de areia
A praça localizada na entrequadra da 202/203 Sul começou a ser reformada, nesta quinta-feira (23), pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do programa de qualificação profissional RenovaDF, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet). No local, será feita a limpeza completa, a pintura, a roçagem do gramado e a manutenção dos dois campos de areia. O espaço, que foi vandalizado recentemente, já havia sido reformado pelo programa em ciclos anteriores.
“A partir desta quinta-feira entramos com uma turma lá para que seja feita a pintura da quadra e a recuperação da praça”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes. “O RenovaDF é um programa que já formou 27 mil pessoas e recuperou 2.800 equipamentos públicos pela cidade”, completa.
Como costuma acontecer em todas as intervenções do RenovaDF, os primeiros dias serão dedicados à limpeza do espaço, com varrição das calçadas e roçagem do gramado. Na sequência, as atividades seguem para os campos de areia, onde será feita peneiração, descompactação e eliminação das sujeiras. Os gols e os mastros serão pintados, bem como o meio-fio ao redor das quadras. Na praça, será feita a pintura dos bancos, do piso tátil e das lixeiras.
Cerca de 30 alunos do 3º ciclo de 2025 se revezarão entre os períodos matutino e vespertino para que seja feita a reforma. Os trabalhos seguem até 11 de novembro.
Lançado em maio de 2021, o RenovaDF é uma parceria entre o GDF, por meio da Sedet, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). O programa consiste na qualificação profissional na área de construção civil.
As aulas são ministradas em espaços públicos, como praças, parques infantis, quadras poliesportivas e campos de gramado sintético. Ao mesmo tempo em que os alunos aprendem, ajudam a restaurar equipamentos públicos aplicando as práticas do curso.
O curso tem duração total de 240 horas, divididas em três etapas de 80 horas cada. Em cada uma das fases, o candidato tem direito a uma bolsa no valor de um salário mínimo. Recebe, ainda, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais, além do uniforme do programa.
Obrigatoriedade do uso da cadeirinha completa 15 anos
A programação inclui palestras, práticas esportivas, momentos de bem-estar e ações de integração
Com investimento de R$ 160 milhões, obra amplia a mobilidade urbana, melhora o tráfego e prepara Brasília para um novo padrão de transporte público; parte viária no sentido Eixo Monumental já está praticamente concluída
Oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência