ECONOMIA
Americanos Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson ganham Nobel de Economia
14 de outubro, 2024 / Por: Agência O GloboEles foram premiados por suas pesquisas sobre como as instituições são formadas e afetam a prosperidade
Os economistas Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson foram agraciados com o Prêmio Nobel de Economia por suas pesquisas sobre como as instituições são formadas e afetam a prosperidade.
Os três economistas compartilharão um prêmio de 11 milhões de coroas suecas (US$ 1,1 milhão), informou a Academia Real Sueca de Ciências em Estocolmo, em um comunicado divulgado nesta segunda-feira.
Acemoglu e Johnson são pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Robinson, da Universidade de Chicago. Os três são americanos. Seus estudos ajudaram a entender as diferenças sobre a prosperidades entre as nações.
O prêmio, formalmente conhecido como Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi estabelecido em 1968 pelo banco central sueco. Ele complementa os prêmios anuais por realizações em física, química, medicina, literatura e paz, que foram estabelecidos no testamento de Alfred Nobel — o inventor sueco da dinamite, que morreu em 1896.
No ano passado, Claudia Goldin recebeu a distinção por sua pesquisa sobre a disparidade salarial entre gêneros, e no ano anterior, o ex-presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, compartilhou o prêmio com Douglas Diamond e Philip Dybvig por pesquisas sobre bancos e crises financeiras.
Outros laureados incluem Friedrich Hayek por seu trabalho na teoria do dinheiro e das flutuações econômicas, William Nordhaus por integrar as mudanças climáticas à análise macroeconômica de longo prazo, e Paul Krugman por sua análise do comércio mundial.