
TV Brasil transmite o 1º jogo da final do Brasileirão feminino no domingo (7)
Será entre Cruzeiro e Corinthians, em Belo Horizonte
Seleção encerra sua participação nas Eliminatórias nesta terça, em El Alto, a mais de 4.100 metros acima do nível do mar
Ainda que não valha em termos de classificação para a Copa, o jogo contra a Bolívia, pelas Eliminatórias, proporcionará para Carlo Ancelotti um momento novo em sua carreira. Pouco acostumado a locais com altitude, o técnico da seleção terá o desafio extra de encarar os mais de 4.100 metros acima do nível do mar de El Alto. Ele reconheceu que o componente irá definir a escalação da equipe para a última rodada das Eliminatórias, nesta terça.
– A ideia que tenho é mudar um pouco. Estamos treinando e avaliando o cansaço dos jogadores. E temos que considerar que tem um componente (a altitude). Isso pode mudar a etratégia do jogo, obviamente – contou o técnico, revelando ter buscado informações com quem tem experiência em jogos neste contexto.
– Estou buscando informações com os jogadores que já jogaram lá. Não tenho muita experiância nisso. Só uma vez, na Copa de 1986 (México). Mas temos que considerar que a seleção já jogou na altitude muitas vezes. Muitas pessoas que trabalham aqui têm essa experiência: médicos, preparadores físicios, jogadores… Não é novo para a seleção. Pode ser para mim, mas tenho que confiar nas pessoas que têm mais informações do que eu. Então a ideia é mudar a estratégia, sim, e também alguns jogadores.
Um dos que já passaram por essa experiência é muito próximo de Ancelotti: seu filho Davide, técnico do Botafogo (derrotado por 2 a 0 para a LDU, em Quito, pela Libertadores). Os comandante alvinegro passou suas impressões para o pai.
– Eu converso com meu filho todos os dias. Não falamos só de futebol, mas de muitas outras coisas. E sim, ele falou da sua experiência. É uma informação a mais. Mas falamos também com outras pessoas. Jogadores, treinadores… Temos todas as informações necessárias para tentar não se equivocar.
A única mudança certa na equipe que enfrentará a Bolívia é a ausência de Casemiro, suspenso. O treinador elogiou Andrey Santos, que deve ficar com a vaga.
Apesar de todos as precauções, Ancelotti não se mostrou assustado com os possíveis efeitos da altitude. Pelo contrário. O técnico mostrou entusiasmo com a novidade na carreira.
– Espero uma experiência muito bonita. Nunca estive na Bolívia. Vai ser uma experiência importante. Tenho ganas de fazer, de que meu time faça um bom jogo. Meu objetivo é ganhar. Estou encantado e com vontade de chegar à Bolívia.
A seleção faz seu último treino no Brasil na manhã desta terça, em Teresópolis (RJ). À tarde, o grupo embarca para Santa Cruz de la Sierra, cidade boliviana que não conta com o fator altitude. A previsão é de que o grupo só chegue em El Alto na própria terça, três horas antes da partida, para evitar que os jogadores sintam os impactos da altitude durante o jogo.
BS20250908130831.1 – https://extra.globo.com/esporte/noticia/2025/09/ancelotti-conversou-sobre-a-altitude-com-davide-e-outros-jogadores-antes-de-escalar-selecao-contra-a-bolivia.ghtml
Será entre Cruzeiro e Corinthians, em Belo Horizonte
Estêvão, Lucas Paquetá e Bruno Guimarães marcaram os gols da seleção
Julgamento durou mais de oito horas no STJD. Auditores entendem que atacante agiu de forma contrária à ética desportiva. Ele também terá de pagar multa de R$ 60 mil. Cabe recurso
Rádio Nacional transmite jogo das Eliminatórias às 21h30 desta quinta