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ECONOMIA

Aneel aprova projeto-piloto da Light que prevê cashback na conta de luz para até 10 mil clientes

24 de setembro, 2024 / Por: Agência O Globo

Objetivo é diminuir inadimplência de consumidores

Aneel aprova projeto-piloto da Light que prevê cashback na conta de luz para até 10 mil clientes
Deputados se reúnem com Aneel para tentar adiar reajuste na conta de luz Agência. — Foto: Freepik

A Agência Nacional de Energia Elétrica ( Aneel) aprovou nesta terça-feira a execução do projeto proposto pela Light que prevê incentivos como cashback para até 10 mil clientes para reduzir perdas e inadimplência.

O projeto terá uma duração total de 36 meses.

Segundo a proposta o cashback terá “diferentes metodologias de acúmulo e benefícios definidos conforme a pesquisa exploratória e a clusterização das comunidades”. A Aneel afirma que o mecanismo não interfere no faturamento das unidades consumidoras.

A proposta também estabelece que haverá uma divisão entre o público alvo do chamado “Sandbox Tarifário”: consumidores regulares (que estão em conformidade com as normas de consumo e pagamento) e consumidores irregulares (identificados com práticas irregulares nos últimos 24 meses e regularizados recentemente).

Aos consumidores regulares será aplicado o sistema de faturamento fixo. O impacto dos incentivos de cashback na inadimplência será monitorado pela Aneel.

No sistema de faturamento fixo, os valores das faturas não variam de acordo com o consumo mensal. Desse modo, há previsibilidade no preço tanto para a empresa quanto para os consumidores.

No caso dos consumidores irregulares, será aplicado o mesmo sistema de faturamento fixo, mas o monitoramento do impacto dos incentivos também será feito na redução da reincidência de práticas irregulares, como na adimplência. Também serão aplicadas outras técnicas, como um programa de valorização do cliente e atendimento personalizado.

O projeto será dividido em quatro fases, segundo a proposta:

1. Preparação e Planejamento (6 meses). Coleta de dados, pesquisa exploratória, identificação de padrões de consumo, capacidade de pagamento dos consumidores, e treinamento das equipes da LIGHT;

2. Implementação do Experimento (16 meses). Aplicação do sistema de faturamento fixo e incentivos não tarifários, monitoramento contínuo do consumo e da adimplência dos consumidores;

3. Análise de Resultados e Ajustes (8 meses). Coleta e análise dos dados obtidos durante a implementação, ajustes nas estratégias conforme necessário;

4. Relatório Final e Propostas de Regulamentação (6 meses). Compilação dos resultados, elaboração de relatórios detalhados, propostas de aprimoramento regulatório.


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