
Áreas de duas regiões do DF ficam sem energia nesta quarta (16)
Interrupção será necessária para segurança das equipes que fazem o trabalho
Até o fim do mês, diversas atividades remotas vão comemorar o 52º ano de fundação da cidade O Guará celebra 52 anos de fundação nesta quarta (5), e, devido às restrições da pandemia, a administração regional desenvolveu uma programação on-line junto à comunidade e outros órgãos do GDF para comemorar a data. Cidade foi fundada …
Continue reading “Aniversário do Guará ganha programação especial on-line”
Até o fim do mês, diversas atividades remotas vão comemorar o 52º ano de fundação da cidade
O Guará celebra 52 anos de fundação nesta quarta (5), e, devido às restrições da pandemia, a administração regional desenvolveu uma programação on-line junto à comunidade e outros órgãos do GDF para comemorar a data.
“Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, não poderíamos deixar de comemorar o aniversário da cidade”Luciane Quintana, administradora do Guará
Serão transmitidas atividades com profissionais da área do esporte, saúde mental, artesanato, aí incluídas palestras. Na manhã desta quarta, houve uma carreata com apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros e uma sessão solene proposta pelo deputado Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, em homenagem aos moradores que desempenham papéis importantes na comunidade.
A administradora da cidade, Luciane Quintana, ressalta: “Estamos em mais um ano desafiador, mas, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, não poderíamos deixar de comemorar o aniversário da cidade. O momento que o mundo atravessa pede por esperança, e acreditamos que, mesmo ainda distantes fisicamente, podemos levar para as pessoas conhecimento e leveza”.
Confira, abaixo, a agenda especial de aniversário.
Programação – 52 anos do Guará
Exposição Guará das Antigas
Lançamento da coletânea Uivo Guará 2021
Live: Aula de fundamentos da capoeira
Sessão Solene da Câmara Legislativa do DF
Live: Saúde mental: como lidar com a crise de ansiedade
Drive-thru do lixo eletrônico – Reciclotech
Live: Kangoo Dance
Live Fitdance
Live: Primeiros socorros em casa
Live: Como identificar um agressor
Turismo em Ação – Inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT)
Encerramento do Curso de Síndico
Culto de Ação de Graças
Histórico
A região administrativa do Guará foi fundada em 5 de maio de 1969 com o objetivo inicial de abrigar funcionários públicos do Governo do Distrito Federal (GDF). Com o passar dos anos e o crescimento populacional, o Guará alcançou grande desenvolvimento social e econômico.
Segundo o relatório da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de 2018, feito pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a população urbana da RA Guará era de 134.002 pessoas.
As terras onde o Guará foi implantado pertenciam à antiga Fazenda Bananal, então integrantes ao município de Planaltina (GO). O nome tem como origem o Córrego Guará, que banha a região, que por sua vez foi batizado como referência ao lobo-guará, espécie comum no cerrado brasileiro. A palavra guará deriva do tupi auará, que significa “vermelho” e é associada tanto ao lobo-guará quanto à ave de mesmo nome.
A Feira Permanente do Guará foi criada em 1983 e, até hoje, é símbolo da cidade e um dos centros de compras mais tradicionais do DF.
*Com informações da Ascom Guará
Interrupção será necessária para segurança das equipes que fazem o trabalho
Detran-DF intensifica ações de prevenção a atropelamentos e destaca cuidados necessários para viajar de forma segura
As novas turmas funcionarão em contraturno escolar, com aulas distribuídas de segunda a sexta-feira, organizadas por faixa etária e ano de formação
Retirada terá início em agosto nas áreas de visitação, como estacionamento, piquenique e entorno das estufas; objetivo é reforçar a segurança aos frequentadores e a preservação do Cerrado