
Brasil registra mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025
País contabiliza ainda 668 mortes confirmadas pela doença
Brasil bateu recorde de casos dengue neste ano
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa) anunciou que a análise de pedidos de registro de testes para identificar doenças como dengue, chikungunya e oropouche.
A priorização aos pedidos vai valer até o final do ano, se encerrando no dia 31 de dezembro de 2024. A iniciativa vale para pedidos novos ou que já tenham sido protocolados anteriormente e aguardam análise.
Segundo a agência, o objetivo é facilitar o diagnóstico das doenças transmitidas por mosquitos.
“Com a priorização, a Agência espera oferecer mais alternativas ao mercado, que possam ser usadas de forma segura. A dengue, chikungunya e a febre oropouche são doenças de grande importância no Brasil, com impacto para a sociedade e a saúde pública”, diz a Anvisa em nota.
Com a medida, a agência tenta se antecipar ao período de chuvas, que favorece a reprodução dos mosquitos em água parada e evitar que haja uma grande proliferação das doenças no país, como ocorreu neste ano. Em 2024 o Brasil bateu o recorde histórico com mais de seis milhões de casos prováveis de dengue em 2024.
País contabiliza ainda 668 mortes confirmadas pela doença
Ambulatório de coagulopatias hereditárias, da Fundação Hemocentro de Brasília, foi o primeiro do país a oferecer profilaxia, que evita que a enfermidade comprometa a qualidade de vida dos pacientes
Para agência, retenção é necessária para aumentar o controle do uso
Hoje é o Dia Mundial da Voz