
Centro Olímpico do Setor O será local de vacinação neste sábado (8)
Secretaria de Saúde vai atender pessoas de todas as faixas etárias. Veja onde mais se imunizar

Brasil bateu recorde de casos dengue neste ano
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa) anunciou que a análise de pedidos de registro de testes para identificar doenças como dengue, chikungunya e oropouche.
A priorização aos pedidos vai valer até o final do ano, se encerrando no dia 31 de dezembro de 2024. A iniciativa vale para pedidos novos ou que já tenham sido protocolados anteriormente e aguardam análise.
Segundo a agência, o objetivo é facilitar o diagnóstico das doenças transmitidas por mosquitos.
“Com a priorização, a Agência espera oferecer mais alternativas ao mercado, que possam ser usadas de forma segura. A dengue, chikungunya e a febre oropouche são doenças de grande importância no Brasil, com impacto para a sociedade e a saúde pública”, diz a Anvisa em nota.
Com a medida, a agência tenta se antecipar ao período de chuvas, que favorece a reprodução dos mosquitos em água parada e evitar que haja uma grande proliferação das doenças no país, como ocorreu neste ano. Em 2024 o Brasil bateu o recorde histórico com mais de seis milhões de casos prováveis de dengue em 2024.

Secretaria de Saúde vai atender pessoas de todas as faixas etárias. Veja onde mais se imunizar

Capacitação de unidades-sentinela permite a detecção precoce de surtos e resposta mais rápida no atendimento

Redução no número de casos é resultado de trabalho intenso de qualificação do pré-natal, ampliação da testagem rápida e tratamento oportuno dos pacientes

Tabagismo e consumo excessivo de álcool são os principais fatores de risco associados à doença; rede pública oferece biópsia e tratamento gratuitos
