
Governo do DF finaliza pavimentação da Rua 19, no Morro da Cruz, em São Sebastião
Obra beneficia cerca de 20 mil moradores, ao possibilitar ampliação da oferta de transporte coletivo e melhorar a segurança e a mobilidade da região
Plataforma já está disponível para download; objetivo é ajudar quem visita a cidade e mostrar pontos além do turismo cívico e arquitetônico, com opções gastronômicas e para quem quer contato com a natureza
O aplicativo Brasília de A a Z apresenta diversos pontos turísticos para quem quer visitar a capital federal | Foto: Arquivo/Agência Brasília
A de Asa Sul, B de Buriti, C de Catedral… Quem é do Distrito Federal consegue completar essa lista até o Z de Zebrinha. E quem não é, agora, pode consultar todo o abecedário da capital no aplicativo Brasília de A a Z, da Secretaria de Turismo (Setur-DF).
Lançada em 12 de fevereiro, a plataforma se propõe a apresentar os diferentes pontos da cidade a quem visita ou pretende visitá-la. O app é dividido em categorias como cultura, aventura, natureza e gastronomia. A base são as coleções Rotas Brasília, também da Setur.
“A gente queria uma ferramenta que unisse todas essas rotas. E hoje o mundo é digital. Temos os guias físicos, mas é muito mais fácil pegar uma informação na internet”, explica Yula Moura, turismóloga da secretaria. “O carro-chefe de Brasília é a arquitetura e o turismo cívico. Mas tem até mesmo moradores que não conhecem além disso. E é o que a gente quer mostrar”, acrescenta.
Imagem: Divulgação/Setur-DF
Além dos pontos turísticos, o aplicativo também mostrará uma lista com guias cadastrados e ativos – divididos por segmentos, como religioso e ecoturismo –, e empreendimentos da capital.
Para aparecerem na ferramenta, os empreendedores precisarão fazer o pedido junto à Setur-DF. Turismólogos da pasta, então, farão uma visita técnica, que servirá como uma curadoria para atestar a qualidade do local. “Nossa intenção é fomentar toda a cadeia. É uma plataforma de divulgação, mas, principalmente, de promoção”, ressalta Yula.
A plataforma é gratuita. Para baixá-la, o usuário deve buscar por Brasília de A a Z nas lojas de aplicativo – App Store e Play Store. Depois, é preciso fazer um rápido cadastro ou, se preferir, entrar como visitante. Aí é só navegar entre as opções, que permitem, por exemplo, encontrar atrações nas proximidades com base na sua localização ou montar uma lista com os atrativos que pretende visitar.
Obra beneficia cerca de 20 mil moradores, ao possibilitar ampliação da oferta de transporte coletivo e melhorar a segurança e a mobilidade da região
A interrupção temporária ocorrerá das 10h às 16h, para garantir a segurança das equipes durante o trabalho
Contribuinte tem acesso a ferramentas online para consultar débitos relativos a IPVA, IPTU, TLP e Licenciamento
O site Pátio DVA Brasília está utilizando indevidamente o nome da autarquia