
Internada na China há três dias, ex-presidente Dilma ‘responde bem ao tratamento’ contra inflamação
Segundo a assessoria, a ex-presidente segue trabalhando no hospital
Anúncio oficial deve ocorrer ainda nesta terça-feira
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, deve anunciar ainda nesta terça-feira que vai trocar o PSDB pelo PSD. Ela ligou ontem para o presidente do PSD, Gilberto Kassab, e comunicou que chegou a um acordo em sua base no estado para migrar para o partido. A previsão é que a mudança de legenda aconteça em um evento no dia 10 de março.
Como mostrou O Globo, o MDB tinha entrado na disputa pela filiação, mas a governadora negou o convite do partido.
Com uma bancada pequena no Congresso, com apenas 13 deputados e três senadores, o PSDB tem ficado pouco atrativo para os governadores. Raquel Lyra tinha sido convidada pelo PSD há mais de um ano, mas ainda precisava acordar com seu grupo político a mudança.
Outro fator que pesou na filiação ao PSD foi a aproximação que a governadora tem feito com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Única governadora do Nordeste eleita sem apoiar o petista em 2022, Raquel e o governo federal têm feito acenos mútuos um ao outro desde quando ela iniciou o mandato. Enquanto o PSDB faz oposição a Lula, o PSD de Pernambuco faz parte da base.
O ministro da Pesca, André de Paula, que a bancada do PSD tenta promover a ministro do Turismo, é aliado da governadora.
Por outro lado, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), é adversário da governadora, mas também faz parte da base de Lula no estado.
A expectativa da cúpula do PSD é também filiar os governadores Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, e Eduardo Riedel (PSDB), do Mato Grosso do Sul, mas eles ainda não responderam ao convite.
Segundo a assessoria, a ex-presidente segue trabalhando no hospital
Ex-ministro de Direitos Humanos nega as acusações de importunação
'O Estado de S.Paulo' cita gravação em que Cida Gonçalves sugere que 'tem que deixar tudo' ao ser requisitada pela primeira-dama, Lula e Rui Costa, e consegue 'enrolar' Padilha e Macedo
A PEC será protocolada com a presença de representantes do Movimento VAT e de movimentos sociais aliados