
Brasileiros sacam R$ 455,68 milhões esquecidos em bancos
Mais de 48,6 milhões de pessoas ainda podem ter acesso ao dinheiro

Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros de 10,75% para 10,50% ao ano, diminuindo o ritmo adotado desde o início do ciclo de cortes
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, evitou nesta quinta-feira fazer uma análise qualitativa do comunicado do Banco Central do Brasil, que reduziu em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros (Selic).
Em uma votação apertada, de 5 votos a 4, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC decidiu reduzir a Selic de 10,75% para 10,50% ao ano, diminuindo o ritmo adotado desde o início do ciclo de alívio nos juros, em agosto (0,50 ponto percentual).
— Vamos esperar a ata. Eu acho que ata pode esclarecer melhor. O comunicado está muito sintético — disse, em conversa com jornalistas.
O resultado da reunião mostrou uma diretoria de 9 membros divivida entre os diretores que foram indicados pelo presidente Lula desde o ano passado e os que são remanescentes do governo Bolsonaro, como o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, que teve voto de desempate.
Antes da decisão, o ministro da Fazenda também havia sido questionado sobre o tema, em entrevista a rádios. Ele voltou a mencionar que a taxa de juros no Brasil é uma das mais altas do mundo, além de reforçar que o cenário inflacionário doméstico melhorou nos últimos dois meses.
As projeções de inflação do BC, em seu cenário de referência, estão em 3,8% para 2024 e 3,3% para 2025. O centro da meta é 3% nos dois anos.
A decisão do colegiado foi direcionada após um ambiente externo mais “adverso”. Os diretores citam, por exemplo, a incerteza “elevada e persistente” sobre o início da flexibilização de política monetária nos Estados Unidos – movimento que afeta o Brasil.
A manutenção dos juros norte-americanos no intervalo de 5,25% a 5,50% e a falta de sinalização para o início de ciclo de cortes tende a levar os agentes a migrarem seus investimentos de países emergentes para os Estados Unidos. Isso afeta a taxa de câmbio, desvalorizando a moeda brasileira.

Mais de 48,6 milhões de pessoas ainda podem ter acesso ao dinheiro

Índice costuma ser utilizado para calcular reajuste de salários

Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília

Aposentados podem pedir até fevereiro devolução de descontos indevidos
