
Relator reduz quarentena para votar novo Código Eleitoral na CCJ
Em busca de consenso, Marcelo Castro redigiu adendo com alterações em pontos de controvérsia
Ministro André Mendonça encerrou investigações contra o governador
Depois de o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), encerrar investigações contra Cláudio Castro (PL), o governador do Rio afirmou que vai cumprir o mandato até o fim, sem entregar a cadeira em abril de 2026 para poder disputar outro cargo nas eleições.
— A decisão significa que agora vou ter paz para trabalhar os próximos dois anos, ainda mais porque não serei candidato a nada em 2026. Não vou me afastar, vou governar até o último dia — disse ao site Tempo Real.
No início do mandato, especulava-se uma candidatura de Castro ao Senado daqui a dois anos. Depois, a possibilidade de virar deputado federal, mais garantida, passou a ser aventada. Como justificativa, reinava sempre a necessidade de manter o foro privilegiado, algo agora apaziguado pelo encerramento das investigações.
Segundo o governador, quem vencer a eleição de 2026 vai ter “uma bela cerimônia” de transmissão do cargo.
— Cabral se reelegeu, e depois renunciou para deixar Pezão no governo. Pezão estava preso e não passou o cargo para Witzel, que saiu por impeachment. E eu me reelegi — elencou Castro, ao lembrar que desde 2007, de Rosinha Garotinho para Cabral, o estado não tem uma cerimônia normal de transição.
Ao encerrar a gestão, o plano é atuar na advocacia, disse ainda o governador.
Ao continuar no Palácio Guanabara até o fim, Castro não deixaria a cadeira para o vice Thiago Pampolha (MDB), com quem está rompido. O emedebista, então, não comandaria a máquina numa eventual tentativa de reeleição. Por outro lado, o gesto daria a Pampolha a possibilidade de disputar outro cargo nas eleições, o que não poderia fazer se estivesse na função de governador.
Em busca de consenso, Marcelo Castro redigiu adendo com alterações em pontos de controvérsia
Presidente da Rússia ligou esta manhã para o colega brasileiro
Solenidade proposta pela deputada Jaqueline Silva lotou o auditório da Câmara Legislativa
Já está no ar a 172ª edição do Giro Distrital, programa jornalístico da TV Câmara Distrital. Aqui você fica por dentro dos principais acontecimentos da esfera política de Brasília. ✅ Nesta edição: 1) Semana de Combate ao Feminicídio: CLDF é palco de debates sobre proteção a mulher e enfrentamento ao machismo; 2) CPI do Rio …
Continue reading "Semana de Combate ao Feminicídio é destaque no Giro Distrital"