POLÍTICA

Após eleição de Motta e Alcolumbre, ministros e líderes no Congresso esperam avanço de reforma ministerial

3 de fevereiro, 2025 | Por: Agência O Globo

Expectativa é de que Lula se reunia com Motta e Alcolumbre nesta segunda-feira

A fachada do Congresso Nacional — Foto: Pedro França/Agência Senado

Confirmadas as vitórias do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para comandar, respectivamente, o Senado e a Câmara, integrantes do governo e líderes governistas do Congresso acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve avançar com mudanças na sua equipe de ministros. A expectativa que é que as trocas possam ser anunciadas ainda nesta semana.

De acordo com ministros e líderes governistas ouvidos em caráter reservados, Lula esperava a nova configuração do Legislativo para definir as mudanças em conjunto com deputados e senadores. Nesta segunda-feira, o presidente de se reunir com os novos eleitos.

Aliados de Motta afirmam que o novo presidente da Câmara deve tentar convencer Lula da necessidade de uma mudança na Secretaria de Relações Institucionais do Planalto, órgão responsável pela mediação com o Executivo. Mesmo que a relação de Motta com Alexandre Padilha seja melhor do que a mantida pelo ministro com o ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), a troca é vista como necessária pelo grupo.

Líderes de partidos do Centrão argumentam que Padilha está desmoralizado diante dos demais parlamentares, principalmente por causa do impasse envolvendo as emendas parlamentares do fim de 2024.

O círculo mais próximo de Motta defende ainda que a Secretaria de Relações Institucionais saia das mãos do PT e fique sob o comando de um partido de centro, seja MDB ou PP. O líder do MDB, Isnaldo Bulhões (AL), além de Lira, são dois dos nomes citados como opção para o cargo.

Também é uma reivindicação do Centrão que seja ampliada a representatividade da Câmara na Esplanada dos Ministérios. Lira afirmou em entrevista ao GLOBO na semana passada que o Senado foi priorizado na construção ministerial de 2023.

A mudança na articulação política é considerada a mais fundamental pelos líderes do Centrão, já que há projetos importantes a serem negociados pelo Palácio do Planalto com o Congresso, como a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.


BS20250203070027.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/02/03/apos-eleicao-de-motta-e-alcolumbre-ministros-e-lideres-no-congresso-esperam-avanco-de-reforma-ministerial.ghtml

Artigos Relacionados