Brasília Agora
Brasília Agora


VARIEDADES

Após instituto confirmar que Matteus, do BBB 24, usou vaga destinada a cotas, gaúcho é denunciado ao MPF

15 de junho, 2024 / Por: Agência O Globo

Gaúcho estudava Engenharia Agrícola no IFFar; denúncia foi feito pelo ativista Antonio Isuperio

Após instituto confirmar que Matteus, do BBB 24, usou vaga destinada a cotas, gaúcho é denunciado ao MPF
Matteus é natural do Alegrete, no Rio Grande do Sul — Foto: Reprodução / Instagram

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), no Rio Grande do Sul, onde o ex-BBB Matteus Amaral, do Big Brother Brasil 24, estudou, confirmou que a inscrição dele para o curso de Engenharia Agrícola “foi feita nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos”. Com isso, o ativista Antonio Isuperio denunciou o gaúcho ao Ministério Público Federal.

Nas redes sociais, Isuperio confirmou o pedido ao MPF. “Acabo de abrir a denúncia no Ministério Público Federal para que Matteus responda pelo crime de falsidade ideológica”, escreveu ele.

Em nota, enviada ao EXTRA, a universidade explicou ainda “que, naquela época, conforme a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato”.

O documento diz: “Em 2014 o estudante Matteus Amaral Vargas ingressou no curso de bacharelado em Engenharia Agrícola oferecido em conjunto com a Unipampa. A inscrição dele foi feita nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos. Essas informações constam no Edital nº 046/2014, que é público e traz o resultado da seleção desse curso naquele ano. Esse curso, oferecido em conjunto com a Unipampa, não é mais ofertado pelo IFFar desde 2021”.

Na quinta-feira, o nome do vice-campeão do BBB 24 ficou entre os termos mais comentados nas redes sociais após surgir a notícia de que ele teria se declarado negro para ingressar no curso de Engenharia Agrícola no Instituto Federal Farroupilha, em 2014.

Segundo a inscrição no instituto, que foi divulgada nas redes sociais, o ex-BBB se autodeclarou preto para estudar no campus de Alegrete, utilizando ações afirmativas destinadas a estudantes de baixa renda e oriundos de escolas públicas. Quando estava no quinto semestre do curso, ele trancou a matrícula para cuidar da avó.


BS20240614202906.1 – https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2024/06/14/apos-instituto-confirmar-que-matteus-do-bbb-24-usou-vaga-destinada-a-cotas-gaucho-e-denunciado-ao-mpf.ghtml