Após reforma, Ginásio do Taguaparque será reaberto para a população de Taguatinga
28 de julho, 2025
| Por: Agência Brasília
Benfeitorias abrangem troca do telhado, pintura do piso, reformas nos banheiros e vestiários, modernização da parte elétrica e investimento em acessibilidade
Com instalações renovadas, quadra poliesportiva do Taguaparque estará pronta, em breve, beneficiando a comunidade local | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
O sonho de jogar basquete em uma quadra poliesportiva coberta e totalmente reformada está perto de se tornar realidade para Francisco Freire, 70 anos. Morador de Taguatinga há mais de três décadas, o professor de química e atleta amador acompanha com expectativa a entrega do Ginásio do Taguaparque, que passou alguns anos fechado.
“Essa era uma vontade antiga da comunidade”, conta. “A iniciativa foi muito boa. É uma conquista maravilhosa.” Atualmente, Freire participa de jogos de basquete às quartas e aos sábados na quadra externa do parque. “Sempre junta uma galera muito boa”, relata. “Com o ginásio pronto, vamos atrair mais gente e ampliar as opções de esporte na cidade”.
Renato Andrade, administrador de Taguatinga, comemora: “É o único ginásio coberto da região, por isso vai atender a muitas práticas esportivas e será bastante concorrido”
A obra contemplou a reforma completa da estrutura: troca do telhado, pintura do piso, reformas nos banheiros e vestiários, modernização da parte elétrica e acessibilidade. Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), ao todo, foram investidos cerca de R$ 850 mil na recuperação do espaço.
“Esse centro esportivo é muito importante para a cidade, mas estava fechado havia anos”, afirma o administrador de Taguatinga, Renato Andrade. “Pedi ao governador que liberasse recursos para a reforma. De imediato, ele acionou a Secretaria de Economia e viabilizou o investimento. Agora vamos entregar à população um espaço totalmente remodelado.”
Entre os principais serviços executados estão a substituição da cobertura e a correção de infiltrações, a troca da fiação, luminárias e quadros de energia, além da instalação de novas portas, grades e itens de segurança. Também foram feitas demarcações oficiais na quadra poliesportiva e adaptações como rampas e sinalização tátil. “É o único ginásio coberto da região, por isso vai atender a muitas práticas esportivas e será bastante concorrido”, complementa o administrador.
Comunidade satisfeita
Ronaldo Júnior, professor do Programa GInástica nas Quadras: “Quanto mais espaços para incentivar a prática de exercícios, melhor”
Professor do Programa Ginástica nas Quadras (PGinQ), Ronaldo Júnior, 47, reforça a importância da recuperação de espaços de esporte e lazer para o bem-estar da população: “O nosso projeto, coordenado pela Secretaria de Educação, oferece aulas gratuitas de funcional, hidroginástica, alongamento, corrida e várias outras modalidades. Quanto mais espaços para incentivar a prática de exercícios, melhor; e, com o ginásio reformado, poderemos treinar também no período de chuvas”.
Eliane Andrade frequenta as aulas três vezes por semana: “Esse novo ginásio será um ponto de encontro para jovens e famílias. Estamos muito felizes”
Ele também chama a atenção para os benefícios da prática esportiva: “A gente consegue trazer essa qualidade de vida para a comunidade: manter o corpo e a mente em movimento, além de ajudar na parte social. A gente está tirando essas pessoas do ócio do dia a dia, para se exercitar. [O desempenho das atividades] contribui para manter corpo e mente ativos e fortalece o convívio social, tirando as pessoas do sedentarismo e da rotina”.
Aluna do PGinQ, Eliane Andrade, 61, participa das aulas pelo menos três vezes por semana. Moradora de Vicente Pires, ela elogia a reabertura do espaço: “Quanto mais áreas para o esporte e o lazer, melhor. Ainda mais aqui, que é uma região central, acessível para muita gente. Esse novo ginásio será um ponto de encontro para jovens e famílias. Estamos muito felizes”.