Brasília Agora


DESTAQUE

Aprenda a consultar o lote de restituição do Imposto de Renda

15 de julho, 2022

O contribuinte que fez a declaração do Imposto de Renda pode consultar o lote de restituição pelos canais oficiais da Receita Federal Os dois primeiros […]

Aprenda a consultar o lote de restituição do Imposto de Renda
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O contribuinte que fez a declaração do Imposto de Renda pode consultar o lote de restituição pelos canais oficiais da Receita Federal

Os dois primeiros lotes da restituição do Imposto de Renda já foram pagos pela Receita Federal. Mais de 7,63 milhões de contribuintes já receberam os valores. O próximo pagamento está previsto para este mês. Aprenda a consultar em qual lote receberá o dinheiro.

Foto: Divulgação

O pagamento é referente ao ano-base de 2021. Para consultar quando receber basta acessar o aplicativo da Receita Federal. No segundo lote, a Receita pagou a restituição com o acréscimo de 1% em relação ao valor indicado durante a entrega da declaração, como correção pela taxa Selic.

Consultar o lote da restituição

Então, para saber quando irá receber, o contribuinte pode consultar o lote de restituição. O próximo pagamento será em 29 de julho, segundo o calendário oficial da Receita Federal.

Até agora receberam os contribuintes com prioridade legal e quem entregou a declaração até 19 de março. A sequência, segundo a Receita, leva em conta a data da declaração. O dinheiro cai na conta indicada pelo contribuinte na hora da declaração.

Então, para consultar é preciso acessar o site ou aplicativo da Receita. Mas, atenção. O site não indica a data correta da restituição. Indica apenas se o contribuinte caiu ou não na malha fina e se existem pendências que impedem o pagamento da restituição.

Assim, ao entrar no site ou app, o contribuinte deve indicar o número do CPF e também a data de nascimento. Feito isso, ele será direcionado para outra página que informa se a declaração está na fila de restituição.

Depois do dia 29 de julho existem mais dois lotes de pagamento, sendo eles nos dias 31 de agosto e 30 de setembro, quando todos os contribuintes devem receber a restituição referente ao imposto de 2021.

.
Fonte: Por GABRIELA PENHA/Edital Concursos Brasil