
Programação Cine Drive-in Brasília
Confira aqui a programação e valor dos ingressos do Cine Drive-in Brasília
Com o documento, a Secretaria Especial de Cultura quer estimular a produção e o acesso aos produtos culturais Para estimular a produção e a difusão de conteúdos culturais, foi aprovado o Plano Anual do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) de 2021. Para receber os recursos do FNC, as ações deverão, por exemplo, estimular a …
Continue reading “Aprovado plano anual para apoio à atividade cultural em 2021”
Com o documento, a Secretaria Especial de Cultura quer estimular a produção e o acesso aos produtos culturais
Para estimular a produção e a difusão de conteúdos culturais, foi aprovado o Plano Anual do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) de 2021.
Para receber os recursos do FNC, as ações deverão, por exemplo, estimular a distribuição regional equitativa. – Foto: Léo Rodrigues/Agência Brasil
“O Plano anual do Pronac é o instrumento que informa os critérios e as formas de aplicação dos recursos dos mecanismos de financiamento cultural da Lei Rouanet. O objetivo central do plano de trabalho do Pronac em 2021 é garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional”, explicou o Secretário Especial de Cultura, Mário Frias.
O Pronac foi instituído pela lei Rouanet para captar e canalizar recursos para o setor cultural. A finalidade é estimular a produção, a distribuição e o acesso aos produtos culturais, proteger e conservar o patrimônio histórico e artístico e promover a difusão da cultura brasileira e a diversidade regional.
O Plano Anual do Pronac é integrado pelo Plano de Trabalho Anual do Fundo Nacional da Cultura de 2021 e pelo Plano de Trabalho Anual de Incentivo a Projetos Culturais de 2021.
O Fundo Nacional da Cultura (FNC) é um dos mecanismos do Pronac para captar e destinar recursos para projetos culturais que se comprometam com a descentralização regional, setorial e estética. “Para o Fundo Nacional da Cultura importa, fundamentalmente, estimular a distribuição regional equitativa dos recursos a serem aplicados na execução de projetos culturais e artísticos, claro, com ênfase ao contexto pandêmico deste ano”, ponderou Mário Frias.
Segundo o secretário, entre as prioridades para o FNC em 2021, destacam-se a missão de atenuar no que for possível as consequências da Covid-19 na área cultural e ampliar e qualificar o acesso da população brasileira a bens e serviços culturais.
Para receber os recursos do FNC, as políticas, programas e ações deverão, por exemplo, estimular a distribuição regional equitativa dos recursos a serem aplicados na execução de projetos culturais e artísticos; priorizar projetos em áreas artísticas e culturais com menos possibilidade de desenvolvimento com recursos próprios e contribuir para a preservação e proteção do patrimônio cultural e histórico brasileiro.
O Plano de Trabalho Anual de Incentivo a Projetos Culturais de 2021 indica a limitação para admissão de projetos culturais neste exercício:
artes cênicas, o limite é de 2.300 projetos;
audiovisual, 700;
música, 1.800;
artes visuais, 700;
patrimônio cultural material e imaterial, 300;
museu e memória, 200; e
humanidades, 1.100 projetos.
Confira aqui a programação e valor dos ingressos do Cine Drive-in Brasília
Programação conta com acesso gratuito em várias regiões do Distrito Federal; ônibus e metrô funcionam sem cobrança no domingo, pelo programa Vai de Graça
Saiba mais sobre as tradições da folia que celebra santos católicos
Canção chega às plataformas digitais em 11 de junho e demonstra consistência da banda na cena autoral