
Sessão solene na CLDF busca valorizar mulheres desportistas do DF
Por iniciativa da deputada Doutora Jane (MDB), evento terá foco no desenvolvimento e na valorização do esporte feminino no Distrito Federal
Processo será definido no plenário na quarta-feira O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu hoje (5) ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que o ministro Gilmar Mendes deixe a relatoria da ação sobre a validade do decreto do estado de São Paulo que proibiu a realização de cultos religiosos como medida […]
Processo será definido no plenário na quarta-feira
O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu hoje (5) ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que o ministro Gilmar Mendes deixe a relatoria da ação sobre a validade do decreto do estado de São Paulo que proibiu a realização de cultos religiosos como medida de prevenção à disseminação da covid-19. Mais cedo, Mendes manteve a validade do decreto.

Segundo o procurador, o processo deve ser relatado pelo ministro Nunes Marques, que, no sábado (3), atendeu ao pedido de liminar feito pela Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure) e liberou a realização de cultos, desde que os protocolos sanitários sejam respeitados.
Ministro Nunes Marques durante sessão solene de posse no STF.
De acordo com Aras, a questão sobre a validade de decretos estaduais que impedem a realização de cultos religiosos deve ser conduzida por Nunes Marques, conforme as regras do regimento interno do STF.
“A verificação das datas de propositura e de distribuição, bem como a caracterização da coincidência de objetos das ações recomenda seja a ADPF 811/SP redistribuída, por prevenção/dependência, ao ministro Nunes Marques, relator da ADPF 701/MG (mais antiga)”, argumentou Aras.
Na ação em que Gilmar Mendes manteve a validade do decreto de São Paulo, Aras sustentou que a Constituição assegura o direito à liberdade religiosa. Para o procurador, igrejas e templos podem funcionar, desde que sejam respeitados os protocolos sanitários contra o novo coronavírus (covid-19).
Diante do impacto provocado pelas decisões de Mendes e Nunes Marques, o caso será decidido na quarta-feira (7) pelo plenário da Corte.
► www.brasiliaagora.com.br ► twitter.com/brasilia_agora ► facebook.com/BsBAgora ► instagram.com/brasiliaagora ► [email protected]

Por iniciativa da deputada Doutora Jane (MDB), evento terá foco no desenvolvimento e na valorização do esporte feminino no Distrito Federal

Direção da Papudinha comunicou ao STF que fez escolta para o hospital

Relator da ação, Cristiano Zanin votou por manter desestatização

Artur Azevedo prestou depoimento na quinta-feira (19) na condição de testemunha
