Brasília Agora
Brasília Agora


SAÚDE

Artista irlandesa investe em sonho no ramo musical após descoberta de tumor cerebral

16 de setembro, 2024 / Por: Agência O Globo

Descoberta ocorreu em 2020, após a cantora Pamela Tully sentir dores de cabeça que, mesmo não sendo incomuns, chamaram atenção pela forte pressão na região

Artista irlandesa investe em sonho no ramo musical após descoberta de tumor cerebral
A cantora Pamela Tully passou a lançar músicas autorais após diagnóstico de um tumor cerebral. Foto: Reprodução

O diagnóstico de um tumor chamado “meningioma”, com origem nas membranas que protegem o cérebro, motivou a cantora Pamela Tully a lançar as primeiras músicas autorais da carreira. A descoberta ocorreu em 2020, após a artista sentir dores de cabeça que, mesmo não sendo incomuns, chamaram atenção pela forte pressão na região.

— Sinto que agora estou indo atrás de muitas coisas que provavelmente não teria coragem de fazer alguns anos atrás. Foi uma grande oportunidade, estou agarrando isso com as duas mãos — disse ao portal internacional RSVP Live.

Pamela costumava se apresentar em casamentos antes da descoberta da doença. Ela precisou passar por uma cirurgia para retirada do tumor não cancerígeno. Em meio à uma apreensão sobre como seria sua vida, a artista temeu perder a capacidade de fala após o procedimento, que foi bem sucedido.

Foi neste cenário que a cantora se sentiu pronta para explorar composições próprias. Primeira música dela, “Still Be There” foi lançada em 2022. A quinta canção de Pamela será disponibilizada em outubro.

Ela recomenda que aqueles que desconfiem de uma possível doença visitem médicos para a realização de uma avaliação por meio de exames.

— Sinto-me sortuda por ter recebido um diagnóstico precoce e eles terem conseguido me ajudar — destacou ao RSVP Live.

Sintomas do tumor cerebral

Existem dois subtipos de tumor cerebral: os primários, com origem dentro do cérebro ou nas células próximas ao órgão e os secundários, que são metástases, isto é, originários de outras partes do corpo que chegaram até ali.

Ainda não existe clareza sobre a causa primordial dos tumores cerebrais, mas se sabe que exposição à radiação é um grande fator de risco. Para os cientistas, ele pode surgir por uma combinação de fatores externos e internos.

Segundo a Sociedade Americana de Câncer (American Cancer Society), a presença do tumor tende a aumentar a pressão dentro do crânio, pelo seu crescimento, inchaço no cérebro ou bloqueio do fluxo do líquido cefalorraquidiano (LCR). Desta forma, os seguintes sinais tendem a aparecer:

  • Dor de cabeça;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Visão embaçada;
  • Problemas de equilíbrio;
  • Mudanças de personalidade ou comportamento;
  • Convulsões;
  • Sonolência ou até coma.

Além disso, a depender da parte do cérebro afetada pelas células cancerígenas, sintomas específicos tendem a surgir. Como por exemplo, o aparecimento de dificuldade para andar, engolir ou alterações no ritmo da fala, quando sua localização se dá no cerebelo, parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio.


BS20240916070039.1 – https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/09/16/artista-irlandesa-investe-em-sonho-no-ramo-musical-apos-descoberta-de-tumor-cerebral.ghtml