BRASÍLIA

Asa Norte recebe ação de acolhimento da pessoa em situação de rua nesta sexta (10)

9 de outubro, 2025 | Por: Agência Brasília

Abordagem está prevista para passar por um ponto na região, a partir das 9h

O Governo do Distrito Federal (GDF) fará uma ação de acolhimento e oferta de assistência social a pessoas em situação de rua instaladas em um endereço na Asa Norte. A iniciativa, coordenada pela Casa Civil, está prevista para começar às 9h desta sexta-feira (10) e envolve as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Novacap, da Codhab, do Detran-DF, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e do Conselho Tutelar.

A DF Legal realizará o desmonte das estruturas utilizadas pelas pessoas em situação de rua e o transporte dos pertences para o local regular indicado pelo ocupante

As pessoas em situação de rua receberão atendimento em diversas áreas, como saúde, educação e assistência social, além de orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como o deslocamento interestadual. Também será oferecido um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de arcar com aluguel. Haverá ainda vagas em abrigos, oportunidades de qualificação profissional – como no programa RenovaDF – e cadastro para unidades habitacionais.

Após o atendimento, a DF Legal realizará o desmonte das estruturas utilizadas pelas pessoas em situação de rua e o transporte dos pertences para o local regular indicado pelo ocupante. Caso não haja definição, o governo encaminhará os objetos pessoais ao depósito da pasta, localizado no SIA Trecho 4, Lotes 1380/1420, onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem qualquer custo para o responsável.

Ao longo da semana, as secretarias promoveram abordagens sociais e atendimentos prévios nos pontos mapeados, identificando o público que será assistido e suas demandas.

Ponto de ação na Asa Norte neste sexta (10):

→ 611/612 L3 Norte

*Com informações da DF Legal

Artigos Relacionados