
Saiba como participar da consulta pública sobre linha de cuidado da pessoa com diabetes mellitus
Até 22 de janeiro, profissionais de saúde, sociedade civil, pacientes e demais interessados poderão enviar sugestões

Sedes vai subsidiar o planejamento territorializado de ações, serviços, programas e projetos baseados na realidade de cada local A fim de otimizar o atendimento socioassistencial às famílias brasilienses, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) editou uma nova portaria e agrupou as cidades do DF em oito macrorregiões. O objetivo da medida é subsidiar o planejamento …
Continue reading “Assistência social define regiões para melhorar atendimento”
Sedes vai subsidiar o planejamento territorializado de ações, serviços, programas e projetos baseados na realidade de cada local
A fim de otimizar o atendimento socioassistencial às famílias brasilienses, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) editou uma nova portaria e agrupou as cidades do DF em oito macrorregiões. O objetivo da medida é subsidiar o planejamento territorializado de ações, serviços, programas e projetos baseados nas características em comum dos locais.

“A proposta é integrar ações no âmbito da proteção social, da vigilância socioassistencial e da defesa de direitos e a realidade socioterritorial local”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “Dessa forma, vamos estabelecer parâmetros territoriais para a revisão, efetiva instituição e funcionamento do Plano Distrital de Assistência Social.”
Unidades integradas
A partir de uma análise técnica das dinâmicas territoriais, bem como ordenamento, planejamento e gestão da política socioassistencial, o agrupamento fica estabelecido neste formato:
→ Região Central – Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Lago Sul, Lago Norte e Varjão;
→ Região Centro-Oeste – Vicente Pires, Taguatinga, Águas Claras e Arniqueira;
→ Região Centro-Sul – SIA, SCIA-Estrutural, Núcleo Bandeirante, Park Way, Guará e Candangolândia;
→ Região Leste – São Sebastião, Jardim Botânico, Itapoã e Paranoá;
→ Região Norte – Sobradinho, Sobradinho II, Fercal e Planaltina;
→ Região Oeste – Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Brazlândia;
→ Região Sudoeste – Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo e Riacho Fundo II;
→ Região Sul – Gama e Santa Maria.
A regionalização vai favorecer a integração das unidades por meio de reuniões e planejamentos em conjunto, a utilização em conjunto da base de dados do Cadastro Único como ferramenta para construção de mapas de vulnerabilidade social dos territórios, de modo a traçar o perfil de populações e estimar a demanda potencial dos serviços, e a ampliação da oferta nos territórios, com o objetivo de facilitar o acesso da população a programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais.
O próximo passo é estabelecer diretrizes que definam essa atuação integrada entre as equipes das unidades. “Com essa etapa em prática, os profissionais vão estabelecer rotinas dinâmicas para atendimento ao público”, sinaliza a secretária Ana Paula Marra.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social

Até 22 de janeiro, profissionais de saúde, sociedade civil, pacientes e demais interessados poderão enviar sugestões

Neoenergia Brasília amplia equipes e assegura suporte 24 horas para garantir fornecimento de qualidade no DF

Abordagem contemplará pontos da Asa Norte

Neoenergia manterá serviços presenciais em sete regioes administrativas durante estes dias, fechando de quarta (31) a sexta (2/1)
