
Governo começa a pagar Bolsa Família de julho
Beneficiários com NIS de final 1 recebem nesta sexta (18)
O BC verifica o volume da produção da agropecuária, da indústria e do setor de serviços, além dos impostos sobre a produção
O Banco Central do Brasil informou nesta sexta-feira que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado um “termômetro” do Produto Interno Bruto ( PIB), registrou alta de 0,01% em abril deste ano, na comparação com o mês anterior. Em março, o indicador havia recuado 0,34%, na série livre de efeitos sazonais.
Outro parâmetro é o crescimento trimestral “móvel”, que considera os últimos três meses na série. Em fevereiro, março e abril, o IBC-Br registrou crescimento de 0,76%.
O Banco Central verifica o volume da produção da agropecuária, da indústria e do setor de serviços, além dos impostos sobre a produção. Porém, o lado da demanda da população não é considerado.
A metrologia do IBGE do PIB é mais abrangente, verificando também o consumo das famílias, gastos do governo, investimentos das empresas, etc.
Em 2023 a economia cresceu 2,9%, puxada principalmente pelo desempenho do agronegócio, que teve expansão recorde. A agropecuária teve alta 15,1% e o consumo das famílias aumentou em 3,1%, por exemplo. Por outro lado, houve queda de Investimento 3% nos investimentos.
A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda estima, preliminarmente, que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2024 deverá registrar um crescimento de 2,5%. Enquanto isso, a projeção do Banco Central (BC) aponta para 2,09%.
Beneficiários com NIS de final 1 recebem nesta sexta (18)
Dezenas sorteadas foram: 13 - 16 - 36 - 39 - 40 - 55
Mais de duas mil famílias precisam verificar se foram contempladas e acionar o aplicativo BRB Mobile
Levantamento inédito aponta que, no primeiro trimestre de 2025, ações da Neoenergia Brasília permitiram a recuperação de mais de R$ 200 mil em tributos