
Áudio mostra careca do INSS e empresária articulando por contrato sem licitação na Saúde
Objetivo era fornecer medicamentos, mas negociação não foi adiante por causa da operação da Polícia Federal

Dentre as reivindicações apresentadas durante a audiência pública estão a melhoria na qualidade do revestimento asfáltico, remarcação de sinalização da pista, implantação de brinquedoteca/creche e reforma dos banheiros Com a finalidade de debater acerca dos problemas e discutir possíveis soluções dessas dificuldades que envolvem as Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), a Câmara Legislativa …
Continue reading “Audiência pública debate problemas e soluções para a Ceasa-DF”
Dentre as reivindicações apresentadas durante a audiência pública estão a melhoria na qualidade do revestimento asfáltico, remarcação de sinalização da pista, implantação de brinquedoteca/creche e reforma dos banheiros
Com a finalidade de debater acerca dos problemas e discutir possíveis soluções dessas dificuldades que envolvem as Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), a Câmara Legislativa realizou nesta quinta-feira (9) audiência pública remota, que contou com a participação de representantes de categorias profissionais e de representantes do órgão.

Foto: Reprodução/TV Web CLDF
Segundo a deputada Júlia Lucy (Novo), que comandou a reunião, é de grande importância a dignidade dos trabalhadores das centrais e de seus familiares. “Nós só vamos conseguir desenvolver nossas relações e qualidade de vida dos profissionais, quando tratarmos com dignidade esses profissionais”, disse.
Já a presidente da Associação dos Produtores de Hortifruti do DF e Entorno (ASPHOR-DF), Sandra Padilha, enfatizou sobre a implantação de uma creche nas dependências da CEASA e afirmou que essa foi uma promessa de campanha do governador Ibaneis Rocha (MDB). “A creche foi um projeto de campanha do governador do Distrito Federal. Ele prometeu a mim e à então presidente da Ceasa, mas não podemos cobrar dele, pois estamos atravessando uma pandemia”, lembrou. Júlia Lucy afirmou que desconhecia que o projeto era uma promessa de Ibaneis, mas que, apesar da pandemia, não se deve esperar passar uma situação difícil para que o projeto seja concretizado, uma vez que crises anunciam outras crises.
Para o presidente da Central Flores (Associação de Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do Distrito Federal), Francisco Jakubowski, há problemas de sinalização nas centrais, dificultando que o cliente encontre os floricultores com facilidade. Jakubowski afirmou ainda que, apesar dessa realidade, estão implantando mudanças no local que podem aprimorar a conservação das plantas. “Nós pedimos telhas isotérmicas e isso vai melhorar para o cliente e para o produtor de flores daqui de Brasília”, comemorou.
Soluções
Os participantes da audiência trouxeram problemas e sugestões de soluções que são reivindicados pelos cooperadores das centrais. Dentre elas estão a melhoria na qualidade do revestimento asfáltico, remarcação de sinalização da pista implantação de brinquedoteca/creche para que os pais possam deixar as crianças, reforma dos banheiros (chuveiro elétrico e trinco nas portas), melhoria na qualidade dos trabalhadores, implantação de câmeras de segurança, espaço de descanso e alimentação, implantação de um campo sintético de futebol society e a construção da Morangolândia.
Em relações às solicitações colocadas em pauta, o secretário-executivo da Secretaria de Agricultura, Luciano Mendes, afirmou que a Ceasa é um patrimônio do DF, mas que que foi perdendo espaços para outros comércios que ao longo dos anos foram chegando na região. Luciano disse que a pasta pode dar respostas mais concretas para os trabalhadores em breve. “Anotei todas as reivindicações e acredito que em um curto espaço de tempo dê para responder a todas elas”, informou.

Foto: Reprodução/TV Web CLDF
O diretor técnico-operacional da Ceasa-DF, Fernando Cabral, estima que ainda neste ano o órgão pode lançar um processo licitatório no qual estará prevista a reforma do espaço que abarcará também a Central Flores e o campo de futebol. Além disso, Cabral informou que a Terracap cedeu para a Secretaria de Agriculta e esta repassou para a Ceasa um terreno onde pretende-se ampliar também o estacionamento, “numa tentativa de aliviar um problema de falta de vagas e problemas da boa circulação em nosso espaço”, afirmou.
A deputada Júlia Lucy voltou a afirmar sobre a dignidade dos trabalhadores e solicitou que a construção do espaço infantil seja colocada em primeiro plano, afirmando que seu grau de importância da obra é maior que a ampliação do estacionamento.
Warley Júnior (estagiário) – Agência CLDF

Objetivo era fornecer medicamentos, mas negociação não foi adiante por causa da operação da Polícia Federal

Segundo as investigações, os dois deputados teriam usado servidores de indicação política para desviar recursos públicos

Diagnóstico precoce pelo SUS poderá preservar mais vidas

A proposta estima um superávit de R$ 34,5 bilhões nas contas do governo e reserva cerca de R$ 61 bilhões para emendas parlamentares.
