
Festa junina: origens e tradições de uma das maiores celebrações culturais do Brasil
Saiba mais sobre as tradições da folia que celebra santos católicos
Secretaria de Saúde disponibiliza esquema vacinal completo em diversos pontos de vacinação
O último boletim epidemiológico de covid-19, divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF), com dados de 11 a 17 de fevereiro, registrou aumento do número de novos casos e da taxa de transmissão. Em 2024, são três óbitos registrados por covid-19, sendo dois confirmados em fevereiro.
Na semana anterior, a taxa de transmissão registrou 1,23 e, atualmente, está em 1,41. Isso significa que cada grupo de 100 pessoas contaminadas transmitem a infecção para outras 141. Ao todo, foram registrados 1.967 novos casos na última semana. Em comparação, na semana de 4 a 10 de fevereiro, foram notificados 1.673 novos casos.
A última edição do boletim traz a notificação de quatro óbitos causados por covid-19. São dois casos de anos anteriores e dois ocorridos em fevereiro deste ano. Ressalta-se que as datas de ocorrência dos óbitos foram de 25/02/2021 (um óbito), 28/06/2022 (um óbito) e 10/02/2024 (dois óbitos). Dentre os óbitos, um ocorreu em menor de dois anos, dois de idades entre 30 a 49 anos e um de 60 a 69 anos. Três dos casos apresentavam comorbidades.
As datas diversas dos óbitos notificados decorreram devido ao grande volume de óbitos durante o período mais crítico da pandemia, no qual nem todos os resultados dos exames eram conclusivos. Para estes casos, em meio ao cenário, o Ministério da Saúde não estabeleceu prazo para investigação epidemiológica.
A partir do final de 2022 a início de 2023, a SES-DF manteve as informações atualizadas e, aos poucos, revisitava os casos não concluídos. “Qualquer caso de óbito não concluído pode ser revisitado. Casos complexos precisam de uma melhor investigação e, à medida que o tempo passa, é mais complexo resgatar informações clínicas e resultados, por isso ainda hoje trazemos as informações dos casos anteriores”, explica o diretor de vigilância epidemiológica da SES-DF, Adriano de Oliveira.
Todos os óbitos confirmados são relacionados no boletim, computados no número total de casos e encaminhados ao Ministério da Saúde. A SES-DF reforça que até este momento são três óbitos por covid-19 ocorridos em 2024.
Qualquer pessoa com cinco anos de idade ou mais – incluindo adolescentes, adultos ou idosos –, que não receberam nenhuma dose contra a covid-19, poderá iniciar ou completar o esquema vacinal na rede de saúde pública do DF
A SES-DF disponibiliza a vacina de covid-19, de segunda a sexta-feira, em diversos pontos de vacinação que podem ser conferidos neste link. Quem nunca tomou a vacina poderá iniciar o esquema vacinal primário (D1 + D2) ou completá-lo com a vacina monovalente ou bivalente.
Importante ressaltar que o Ministério da Saúde liberou uma dose de reforço da bivalente aos grupos prioritários: idosos; pessoas que vivem em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas privadas de liberdade; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas; profissionais do sistema prisional; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; pessoas imunocomprometidas; com comorbidades ou deficiência permanente (com cinco anos de idade ou mais, de acordo com a avaliação da equipe de saúde); e pessoas em situação de rua.
Para vacinar, basta levar o documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação. Caso não tenha o cartão de vacina, é possível solicitar um na Unidade Básica de Saúde (UBS).
Saiba mais sobre as tradições da folia que celebra santos católicos
Com apoio e incentivo do governo local, produtores rurais do DF ultrapassaram a marca de um milhão de toneladas produzidas em 2024
Iniciativa da Vice-Governadoria do Distrito Federal é realizada no Dia Mundial do Doador de Sangue
Mais dois pontos do CBMDF com equipes preparadas e equipamentos de resgate estão à disposição na orla, próximos à Ponte JK e à Prainha do Lago Norte