Brasília Agora


BRASÍLIA

Autódromo de Brasília está de volta; veja calendário de provas para 2022

10 de janeiro, 2022

Principais categorias do automobilismo nacional retornam ao tradicional circuito, que será entregue pelo GDF após oito anos com as portas fechadas O Autódromo de Brasília […]

Autódromo de Brasília está de volta; veja calendário de provas para 2022
Foto: Acacio Pinheiro/Agência Brasilia

Principais categorias do automobilismo nacional retornam ao tradicional circuito, que será entregue pelo GDF após oito anos com as portas fechadas

O Autódromo de Brasília está de volta. Nesta segunda-feira (10), o Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou o calendário de provas de uma das mais tradicionais pistas do automobilismo brasileiro. Fechado há oito anos, o circuito será reaberto, com provas das principais categorias do país, a partir de julho. E tem datas confirmadas até dezembro.

“Com a volta das corridas, vamos girar a economia e o turismo no DF”, comemora Paco Britto | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“O autódromo está ganhando cara nova, pista nova, prestes a voltar aos tempos áureos em que nossa capital era palco das principais provas do automobilismo”Paco Britto, governador em exercício do DF

A Stock Car, a Porsche Cup, a Copa Truck, o Turismo Nacional, a Sprint Race e a Copa Shell HB20 estão confirmadas em Brasília em 2022. A Stock Car, inclusive, terá sua última prova da temporada disputada na capital, com a Super Final BRB.

“O autódromo está ganhando cara nova, pista nova, prestes a voltar aos tempos áureos em que nossa capital era palco das principais provas do automobilismo. O papel deste governo é resgatar o DF dos nossos sonhos. Com a volta das corridas, vamos girar a economia e o turismo no DF”, destacou o governador em exercício do DF, Paco Britto, na cerimônia que divulgou o calendário de provas do autódromo.

Arena multiúso

O Banco de Brasília está em processo de assumir a gestão do autódromo, que pertence à Agência de Desenvolvimento (Terracap), e tem como parceiro na reforma da pista o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Atualmente, o banco está tocando as licitações de massa asfáltica, defensa metálica e as demais etapas necessárias para o autódromo ter condições de receber provas.

“O DF tem um histórico de automobilismo e já teve cinco pilotos na F-1. No nosso planejamento, essa reforma fica pronta em maio”Paulo Henrique Costa, presidente do BRB

“O DF tem um histórico de automobilismo e já teve cinco pilotos na F-1, o que mostra que esse solo é fértil. No nosso planejamento, essa reforma fica pronta em maio”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

A intenção do BRB é transformar o local em uma arena multiúso e que a pista de 5,4 km do autódromo tenha mais do que carros de alta performance circulando. No novo formato do autódromo, o espaço terá vez para ciclistas, caminhadas e corridas, kartódromo, concessionárias de veículos, pista off-road, centro médico e a manutenção do Cine Drive-in.

“Não vamos mexer no traçado internacional, um traçado técnico elogiado por todos que viveram o autódromo. Mas teremos um circuito oval e uma chicane para poder receber provas internacionais”, acrescenta Paulo Henrique Costa, ao explicar que, num primeiro momento, a pista terá classificação de grade 3 e a intenção é buscar a grade 2 ainda este ano.

De acordo com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), somente a Stock Car movimenta cerca de R$ 150 milhões em 12 provas anuais, gerando mais de 1.200 empregos

Para a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, hoje foi um dia histórico para Brasília. “Essa é uma excelente notícia para Brasília, um dia histórico, mais um grande resgate do governador Ibaneis Rocha. O automobilismo faz parte da nossa história, grandes pilotos nasceram aqui. Pelo olhar do turismo isso é fantástico, pois nós temos condições de trazer todas as provas do circuito para a nossa capital. Brasília está preparada”, afirma a secretária.

Segundo Vanessa Mendonça, o turismo esportivo é o maior arrecadador de recursos no turismo de eventos. De acordo com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), somente a Stock Car movimenta cerca de R$ 150 milhões em 12 provas anuais, gerando mais de 1.200 empregos.

Renato Constantino, presidente da Federação do Automobilismo do DF (FADF), disse que 406 pilotos se filiaram e participaram de eventos estaduais, regionais e nacionais. “Brasília tem grandes pilotos e o governador Ibaneis Rocha e o vice-governador Paco Britto acreditaram no projeto da restauração do autódromo.  Com isso, nós vamos fomentar o esporte, o turismo e a economia de uma forma grandiosa. E 2022 será o ano do automobilismo”, comemora Constantino.

Confira o calendário de provas do automobilismo em Brasília em 2022

2 e 3/7 – Turismo Nacional
3/7 – Stock Car (40º largada da história nessa pista)
1º e 2/10 – Porsche Cup – sprint
9/10 – Porsche Cup – endurance
6/11 – Copa Truck
6/11 – Sprint Race
20/11 – Stock Car Pro Series (Super Final BRB)
19 e 20/11 – Copa Shell HB20
19 e 20/11 – Turismo Nacional

*Com informações da Secretaria de Turismo