
Giro Distrital: debate sobre violência nas escolas é destaque da semana
Já está no ar a 160ª edição do programa Giro Distrital! Aqui você fica por dentro dos principais acontecimentos da esfera política de Brasília.
Presidente do STF fez comentário durante julgamento sobre o tema
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quarta-feira o fato de mais da metade dos réus pelo 8 de janeiro a quem a Procuradoria-Geral da República (PGR) ofereceu um acordo de não persecução penal (ANPP) não terem respondido à proposta.
– Parece claramente uma manifestação ideológica, de permanecer preso, ser condenado, em lugar de aceitar uma proposta de acordo que me parece bastante moderada – disse o ministro.
O comentário do presidente do STF foi feito durante o julgamento pelo plenário da Corte que analisou a aplicação retroativa dos ANPPs antes da entrada em vigor do Pacote Anticrime.
Nesse tipo de acordo, pessoas acusadas de crimes sem violência ou grave ameaça podem reconhecer a culpa e cumprir condições para não serem presas.
Barroso explicou que entre os réus do 8 de janeiro, houve a oferta de mais de 1200 acordos de não persecução penal – mas que mais da metade não respondeu à oferta. Segundo o presidente do STF, o acordo apresentado tinha termos “bastante moderados”: uma multa de R$ 5 mil para quem pudesse pagar, a abstenção do uso de rede social por dois anos e o comparecimento a um curso sobre democracia.
– As pessoas têm o direito de fazer suas escolhas na vida, mas para deixar claro que essas pessoas estão recusando um acordo que envolve a devolução do passaporte e a retirada da tornozeleira eletrônica – frisou.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, concordou com os números apresentados por Barroso.
– Essa informação é precisa, para minha surpresa e de toda a equipe mais da metade não respondeu à proposta de acordo.
No julgamento desta quarta, o STF decidiu que o acordo de não persecução penal pode ser feito em processos que estavam em andamento na época que o pacote anticrime entrou em vigor. A estimativa é que 1,6 milhão de processos podem ser impactados.
Já está no ar a 160ª edição do programa Giro Distrital! Aqui você fica por dentro dos principais acontecimentos da esfera política de Brasília.
Partido se reúne nesta manhã para deliberar sobre união; caciques minimizam impasses
Corte referendou decisão do ministro Alexandre de Moraes, que deu prazo de 48 horas para defesa enviar laudos médicos
Nova agremiação vai reunir as maiores bancadas da Câmara e do Senado