Hugo Motta é o novo presidente da Câmara dos Deputados
Apoiado por ampla bancada partidária, deputado teve 444 votos
Estimativa anterior para crescimento da economia era de 2,3%. Previsão do índice de preços sobe de 3,96% para 4,31%
O Banco Central (BC) divulgou nesta quinta-feira seu relatório trimestral de inflação e elevou a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano de 2,3% para 3,2%. A projeção da inflação para 2024 subiu para 4,31%, próximo ao teto da meta.
A meta de inflação é de 3% neste ano, com tolerância de 1,5 ponto para cima ou para baixo.
O BC explica que a revisão para cima do PIB reflete um desempenho acima do esperado no segundo trimestre, mas projeta desaceleração no ritmo de crescimento no segundo semestre de 2024 e ao longo de 2025.
Quanto à inflação, o relatório aponta uma queda acentuada nos preços da alimentação no domicílio no trimestre encerrado em agosto, influenciados principalmente pelos alimentos in natura, ou seja, que não são industrializados, como hortaliças.
Embora o IPCA, que mede a inflação oficial do país, tenha recuado no último trimestre, os núcleos e as variações em 12 meses sugerem uma inflação corrente mais elevada, diz o BC. A estimativa da inflação anterior para 2024 era de 3,96%, abaixo da nova projeção.
O BC cita como fatores por trás da revisão da estimativa a possível restrição de oferta de produtos devido ao clima seco e o encarecimento de preços de bens industriais, influenciados por fatores como depreciação cambial.
Apoiado por ampla bancada partidária, deputado teve 444 votos
Ele recebeu 73 do total de 81 votos
Na comparação entre os anos de 2023 e 2024, a queda chegou a 21%
A eleição da Mesa Diretora da Câmara começa às 16 horas